quinta-feira, 10 de maio de 2012

Imagem revela possível tempestade solar

Recentes atividades solares. (Foto: AFP)Imagem divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Observatório de Dinâmica Solar (SDO, sigla em inglês), da Nasa, mostra a atividade recente do Sol. Pela movimentação das manchas na superfície, astrônomos acreditam que o Sol vai produzir tempestades muito fortes.

As erupções devem afetar o campo magnético da Terra nos próximos dias. Os efeitos sentidos por aqui seriam a alteração no funcionamento de satélites e auroras bureais.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/imagem-revela-possivel-tempestade-solar.html



JORNAL DE VALINHOS S/P " Reportagem sobre os Radioamadores de Valinhos "


Radioamadorismo:
Ciência e tecnologia através das ondas do rádio


Para além de um hobby, uma vez que tem no conhecimento científico um de seus maiores motes, o
radioamadorismo há muito vem conquistando fãs e adeptos por todo o mundo.
Seja para emitir comunicados, conversar informalmente ou ajudar autoridades quando da ocorrência de algum desastre, o rádio funciona como, talvez, o meio de maior eficácia de se levar a comunicação e, consequentemente, a ajuda e o não isolamento, aos mais longínquos rincões do planeta. Em Valinhos, na atualidade, existem 16 radioamadores, que realizam estudos e experimentações técnicas, comunicação a longa distância e constituem, com pessoas de outras nacionalidades, a prática de idiomas, tais
como, o inglês e o espanhol.
A maioria deles costuma utilizar o rádio na frequência de Valinhos (146.400 MHz). Os pioneiros desta atividade na cidade são Rubens Ribeiro dos Santos, pai do radialista Dunga Santos, Valdemar Pera e Bruno Giopato, todos em plena atividade.
O engenheiro de alimentos Marcelo Souza, que é radioamador desde 1993, diz que a maior motivação para
que ele iniciasse as operações com o rádio veio do escotismo, ao qual ele pratica e procura conciliar com
o radioamadorismo. Ele lembra ainda que “onde todos os outros meios de comunicação falham, pode ter certeza de que o rádio não irá falhar”.
Souza comenta ainda que “a questão da investigação científica, de se estudar os equipamentos e
prestar uma série de serviços à comunidade é o que me motiva a fazer o que faço. Além disso, o apoio dado, no início, por meu pai e pelos meus amigos, também foi fundamental para que eu me inserisse na área”.
Para o engenheiro de telecomunicações Ricardo Martini Di Serio, que é radioamador há quase duas décadas, operar o rádio e realizar este tipo de comunicação “é poder estar em contato com pessoas
de todas as partes do mundo e das mais diferentes culturas”.
Ele explica ainda que “ao mesmo tempo em que temos a chance de falar com uma pessoa do outro lado do
Atlântico, também podemos manter contato com pessoas em um bairro situado bem ao lado do nosso”.
Di Serio diz também que o radioamadorismo o encaminhou para a profissão que hoje exerce e que em todos estes anos, obteve “boas experiências com o rádio e pude encontrar bons amigos através das ondas eletromagnéticas”.
De acordo com o engenheiro eletricista Marcel Pazinatto, radioamador há três anos, os EUA são o país com o maior número de radioamadores ativos, com cerca de 400 mil operadores. “No Brasil, totalizamos menos de10 mil. Existem países na África e na Oceania, em que existe somente um radioamador
e, em tantos outros, como no caso de algumas ilhas remotas e países subdesenvolvidos, somente através
de expedições”, comenta. Para se ter uma estação de rádio, em tese, é preciso dominar, ou ao menos, ter conhecimento, de diversos ramos da ciência e da tecnologia.
A eletricidade, a eletrônica, a mecânica, a matemática, a física, a meteorologia, a astronomia e a geografia
são alguns deles.
Responsável pelo avanço de muitas destas ciências e tecnologias, o radioamadorismo foi um dos principais desenvolvedores dos conceitos que, posteriormente, se aplicariam a internet, a telefonia celular, ao radar, ao
sistema de transmissões de dados via micro-ondas e ao próprio forno micro-ondas.

Fonte:
Marcel T. Pazinatto
Valinhos - SP - Brasil
PY2PZN -

60° ANIVERSÁRIO DO EDA E PORTÕES ABERTOS DA AFA.

A Academia da Força Aérea -Pirassununga S/P -a Esquadrilha da Fumaça irá comemorar seus 60 Anos de criação ,com o maior show aéreo do Brasil ! Será um evento sem precedentes na História do País, com a presença confirmada das melhores esquadrilhas Civis e Militares da América do Sul ,diversos aviões de combate e shows

Como chegar de Carro

Pela Rodovia Anhanguera, em Pirassununga, pegue a saída para a Estrada de Aguaí (Rodovia Dep. Cyro Albuquerque). Siga então até a entrada principal da Academia da Força Aérea.


"" PRESTIGIE ESTE GRANDE EVENTO ""
http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/


O fim das ondas curtas


Conhecidas no passado por ser o principal meio de comunicação mundial das rádios BBC de Londres, A voz da América e radio Moscou, utilizando as frequências entre 1.800 a 30 MHz, as ondas curtas estão perdendo espaço para outros meios de comunicação.
Leia Mais ...
Também os muitos ouvintes que escutavam as ondas curtas estão abandonando estas frequências.

Na América do norte, Europa e Meio Oriente a audiência nas bandas de onda curta diminuíram drasticamente, disse Andy Sennit que é observador de onda curta há muitos anos e também trabalha como editor da pagina Media Network da radio Netherlands.

Em outras regiões como África, e o sul da Ásia existem mais ouvintes de rádios nas bandas de onda curta mas a audiência também continua diminuindo de forma significativa.

Na Índia as audiências da onda curta caíram de 7,4 a 2,3 por cento de 2003 a 2008 disse Kim Andrew Elliott analista de investigações de audiência da Agencia Internacional de Radiodifusão dos Estados Unidos. Kim Andrew Elliott participa do programa chamado A Escuta do dia Anterior onde são entrevistadas varias pessoas e perguntado qual emissora de onda curta você escutou ontem.

Na África o resultado é bem pior que na Índia. No Quênia as escutas de onda curta caíram de 25 para 3 por cento nos anos de 2003 a 2011 disse Kin Andrew.

Desde o fim da guerra fria, as mudanças nos hábitos dos ouvintes, a expansão das rádios pela internet e o crescimento das rádios FM modificaram de maneira significativa os programas em onda curta com diminuição de horários e fechamentos de emissoras em todo o mundo.

Leia mais em: http://www.aprsbrasil.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=231:o-fim-das-ondas-curtas&catid=2:noticias&Itemid=4