sábado, 25 de junho de 2011

Brasil pode ter casos de E.coli


A bactéria é comum no corpo humano, mas uma variação mais agressiva pode causar graves problemas

A cidade de Campinas registra duas suspeitas de contaminação pela bactéria, que já causou 45 mortes no mundo

Campinas, SP. A Secretaria de Saúde de Campinas (a 93 Km de São Paulo) informou que há na cidade dois casos suspeitos de contaminação pela bactéria E. Coli, que, desde maio, já infectou mais de 3.800 pessoas na Europa e causou 45 mortes, principalmente na Alemanha. No Brasil, estes são os primeiros casos suspeitos.

De acordo com a secretaria, os dois pacientes voltaram da Alemanha no dia 11 de junho e apresentaram os primeiros sintomas no último dia 14. As autoridades de saúde aguardam o resultado do exame laboratorial para confirmar ou descartar a suspeita. As pessoas passam bem e não estão internadas.

A doença causa cólicas abdominais e forte diarreia, muitas vezes com sangue. A transmissão ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos. Outra possibilidade é o contágio por via fecal-oral (quando alguém ingere água ou alimentos contaminados por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados). É fundamental manter hábitos diários de higiene, como lavar as mãos antes das refeições; depois de usar o banheiro e do contato com animais; e antes de preparar, servir ou tocar os alimentos. As pessoas que apresentarem esses sintomas depois de uma viagem internacional, devem procurar assistência médica.

Sem risco

Como a doença já foi registrada em 15 países e pode ser transmitida de pessoa a pessoa, o Ministério de Saúde enviou um alerta às unidades de saúde para que fiquem atentas aos casos suspeitos. Não há risco de surto no País, segundo o ministério.

A Secretaria de Saúde informou que já eram esperadas notificações, uma vez que a circulação de pessoas é intensa.

"Não há motivo de alarde, os pacientes estão bem e a verificação é apenas uma forma de evitar a transmissão no Brasil, o que não ocorreu até hoje", afirma o médico da Vigilância Epidemiológica de Campinas, André Ribas.

As unidades de saúde estão atentas para casos de pessoas que apresentem diarreia com sangue, náuseas e dores abdominais e que tenham estado na Alemanha nos últimos 45 dias ou tenham tido contato com alguém que esteve lá e apresentou os mesmos sintomas.

A bactéria E. Coli é comum no organismo humano, mas sua variação mais agressiva pode causar problemas de saúde graves. Geralmente vegetais crus e produtos de origem animal sem cozimento oferecem mais possibilidade de transmissão. A principal forma de prevenção é o reforço de medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos e os alimentos.

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas em viagem internacional, principalmente aos países da Europa e aos Estados Unidos, não comam alimentos crus, sobretudo vegetais e produtos de origem animal. Não há nenhuma recomendação de restrição de viagem e é importante seguir as orientações das autoridades de saúde do país visitado.

Até ontem, foram registrados 3.836 casos de infecção pela E.coli, com 45 mortes - de acordo com o escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa. A Alemanha contabiliza 43 óbitos e concentra 97% das infecções, com 3.717 casos. Outros casos ocorreram na Áustria, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia e outros.

Fonte: diariodonordeste.globo.com