sexta-feira, 8 de julho de 2011

Assista ao último lançamento do ônibus espacial Atlantis


A Nasa, agência espacial americana, lançou nesta sexta-feira (8) pela última vez o ônibus espacial Atlantis.

A nave leva ao espaço quatro astronautas que vão ficar no espaço por 12 dias. Eles vão participar de experimentos científicos na Estação Espacial Internacional, plataforma que fica a aproximadamente 350 km da Terra.

O lançamento da Atlantis foi feito do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Estado americano da Flórida.

A nave vai ser aposentada, assim como aconteceu com outros veículos do tipo – a Endeavour se aposentou em junho deste ano, enquanto a Discovery se retirou em março.

Antes do lançamento, havia o temor de as condições de tempo atrapalhassem o procedimento, mas isso não aconteceu.

O lançamento da espaçonave Atlantis vai marcar o fim de um programa de 30 anos de ônibus espaciais da Nasa. Isso vai ocorrer porque o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que é hora de a agência espacial olhar para a frente e se concentrar em uma possível exploração em Marte.

O programa espacial passou a ser considerado custoso e pouco prático pelas autoridades americanas. Ao longo de três décadas, ele gerou um gasto total de R$ 305 bilhões (US$ 196 bilhões), isso sem contar os dois acidentes que deixaram um total de 14 mortos.

Com o término dessa missão, os astronautas americanos vão depender das naves russas Soyuz para chegarem à Estação Espacial Internacional.

Quando o Atlantis retornar de sua jornada de 12 dias, o ônibus espacial vai virar uma peça de museu no Centro Espacial Kennedy. Já os outros ônibus espaciais, Enterprise (um protótipo que nunca foi ao espaço), Discovery e Endeavour, serão enviados para outros museus nos Estados Unidos.

Fonte: R7.com