quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cidades atingidas por chuva no RS pedem ajuda federal

Mais de 17 mil pessoas já deixaram suas casas.127 municípios decretaram emergência no estado, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), se reuniu na tarde de quarta-feira (2) com 120 prefeitos e representantes dos 127 municípios em situação de emergência para divulgar ações de ajuda do governo por causa dos temporais que atingiram o estado dos últimos dias. No encontro, ficou acertada a elaboração de um relatório parcial sobre a situação das cidades e a contabilização das perdas e necessidades de cada uma.
O documento será entregue nesta quinta-feira (3) em Brasília, onde uma comitiva gaúcha estará nos ministérios das Cidades e da Integração Nacional para acelerar a liberação dos R$ 162 milhões prometidos pelo governo federal.Ao todo, os temporais dos últimos dias deixaram 4.039 moradores desabrigados (que precisam dos abrigos públicos) e 13.381 desalojados (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares). Foram danificadas 15.285 casas e 328 foram destruídas. Até o final da tarde de quarta, oito pessoas haviam morrido em razão das chuvas.Na próxima semana, haverá outra reunião com os prefeitos, para que sejam elaborados seus planos de trabalho. Somente depois que o nível das águas baixar será possível avaliar os danos e ter a dimensão completa das perdas.

Fonte: G1-Globo.com

UTILIDADE PÚBLICA - CIDADE LEGAL

CIDADE LEGAL: Programa vai regularizar imóveis na cidade

Nesta quarta-feira (2), durante todo o dia, equipes técnicas da Prefeitura de Jundiaí e mais oito cidades da região estão participando do curso de capacitação do Programa Cidade Legal, promovido pela Secretaria Estadual da Habitação.O curso vai capacitar advogados, técnicos, engenheiros e arquitetos do município para que estejam aptos atender a demanda de imóveis que aguardam regularização. De acordo com o secretário de Assuntos Fundiários, Castro Siqueira, o curso faz parte do Programa Cidade Legal, instituído pelo Governo do Estado, em 2007. “O curso vai capacitar os nossos técnicos para que possam expedir certidões de licenciamento ou anuência ambiental para registro nos cartórios da cidade”, explicou.O advogado Waldemar Tenório, da secretaria estadual de Habitação, explicou que mais do que o trabalho dos técnicos, é preciso envolver a população das cidades. “As pessoas vivem o dia a dia dos bairros, elas tem que participar para que o programa tenha continuidade”, destacou. Segundo estimativas da secretaria estadual, em todo o Estado, 50% dos imóveis são núcleos irregulares. “Estamos aqui capacitando as equipes técnicas que vão atuar nos municípios. Desta forma, os proprietários terão acesso aos procedimentos para registrar seus imóveis em cartório”, completou.O Estado de São Paulo, segundo Tenório, foi dividido em 30 regiões, cada qual com um município sede. Jundiaí é uma destas regiões. O evento desta quarta (2) reuniu as cidades de Cabreúva, Indaiatuba, Itupeva, Itatiba, Louveira, Morungaba, Salto e Vinhedo.


Fonte:PMJ

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

Alertamos a todos que o TRE-Tribunal Regional Eleitoral divulgou informação dando conta que estão ocorrendo remanejamentos nas Zonas/Seções Eleitorais, motivo pelo qual seria conveniente que todos consultem o link abaixo;


http://www.tre-sp.gov.br/remaneja/index.html