domingo, 7 de março de 2010

Tudo pronto para a vacinação contra Influenza A

A Secretaria Municipal de Saúde começa a vacinação contra a gripe Influenza A (H1N1) nesta segunda-feira, seguindo calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde. Enfermeiros já foram treinados, as doses já chegaram e estão sendo distribuídas aos serviços de saúde públicos e privados.De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, Maria do Carmo Possidente, mais de 100 mil pessoas serão vacinadas na cidade, seguindo rigorosamente o calendário. "Não haverá antecipação de doses para os grupos pré-estabelecidos pelo Ministério", ressaltou a enfermeira, lembrando que a vacinação foi dividida em cinco etapas, e a primeira, que começa na próxima semana, será voltada apenas para os profissionais de saúde - médicos, enfermeiros, recepcionistas, motoristas de ambulância, profissionais que atuam na investigação epidemiológica. "Serão imunizados cerca de 7.500 profissionais".
Foram encaminhadas para Jundiaí 7.800 doses.Além dos profissionais da saúde, a vacinação também será feita em gestantes, doentes crônicos, crianças de seis meses a dois anos de idade e a população em geral na faixa etária de 20 a 39 anos. Os idosos também receberão a dose de vacina se forem portadores de doenças crônicas.
Além das doses que serão aplicadas neste período, foi programada para o 10 de abril o Dia D da Vacinação. Nesta data, a proposta é de intensifica a imunização, mas sempre atendendo apenas o público já estabelecido.
A vacinação contra Influenza A vai coincidir com a Campanha de Vacinação do Idoso contra a influenza sazonal, que acontece todos os anos e também é aplicada para prevenir a gripe comum. A campanha será no dia 24 de abril e os idosos acima de 60 anos que forem portadores de doenças crônicas receberão as duas doses.

Fonte:PMJ