quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lançamento do selo comemorativo do bicentenário da AMAN


ACADEMIA MILITAR DOIS SÉCULOS FORMANDO OFICIAIS PARA O EXÉRCITO

Criada pelo Príncipe Regente D. João, por meio da Carta de Lei de 4 de dezembro de 1810, a Academia Real Militar – embrião da Academia Militar das Agulhas Negras – foi inaugurada em 23 de abril de 1811, na Casa do Trem, atual Museu Histórico Nacional. A Academia Real Militar foi concebida com a finalidade de formar oficiais de Infantaria, de Cavalaria, de Artilharia e oficiais engenheiros, inclusive geógrafos e topógrafos, aptos não só para os misteres militares, como, também, para a direção de trabalhos civis de minas, estradas, portos e canais. Em 1812, a Academia foi transferida para o Largo de São Francisco, iniciando uma trajetória que passaria pela Praia Vermelha, por Porto Alegre, pelo Realengo, até se fixar em Resende, em 1944. Durante essa trajetória, teve inúmeras denominações, até que, em 23 de abril de 1951, recebeu o seu nome atual: Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). A Academia Militar de hoje é a mesma Academia Real Militar que iniciou suas atividades em 1811. No percurso destes duzentos anos, nos diversos lugares por onde passou, permaneceu imutável, sempre formando oficiais com elevado conhecimento técnico-profissional e cultura aprimorada, dotados de valores morais, éticos e inteiramente dedicados ao serviço da Pátria. Esse esforço bicentenário permite que o futuro oficial do Exército Brasileiro sintetize os valores transmitidos pelas Escolas Militares de todos os tempos: “Ser cadete é cultuar a Lealdade, a Verdade, a Probidade e a Responsabilidade”. Este selo postal representa o reconhecimento da Nação Brasileira àqueles comprometidos com a missão de honrar e defender a Pátria, amparados pelos princípios e valores da Academia Militar das Agulhas Negras, cujos 200 anos a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos perpetua por meio da Filatelia. General-de-Exército Enzo Martins Peri Comandante do Exército

Homenagem ao Padre Landell de Moura na Câmara Municipal de Guarulhos

Conteste em Homenagem ao Lançamento Simbólico do Selo do Sesquicentenário do Pe. Landell de Moura


Convite de Participação para o Conteste em Homenagem ao Lançamento Simbólico do Selo do Sesquicentenário do Pe. Landell de Moura. O Clube Militar do Rio de Janeiro estará realizando, em sua sede esportiva da Lagoa, no próximo dia 19 de abril de 2011, o Lançamento Simbólico do Selo Comemorativo do "Sesquicentenário de Nascimento do Padre Roberto Landell de Moura", Patrono do Radioamador Brasileiro. Nesse dia, também, estará sendo realizado o Conteste Radioamadorístico, com o mesmo tema, com objetivo de integrar os radioamadores e as principais rodadas brasileiras convidadas e atuarão como Estações Sub-Diretoras, visando assim a maior abrangência deste nosso vasto território. Aos participantes do evento, a Estação PY1CML do Clube Militar, estará enviando Diplomas e Cartões de QSL, com menção a origem do contato. O QAP Patrulha do Meio-Dia conclama seus participantes, para participar dessa comemoração, em prol do radioamadorismo brasileiro. O regulamento completo desse conteste você encontrará no site da PATRULHA DO MEIO-DIA:


Certos de que estarão conosco, em mais este evento do radioamadorismo brasileiro, antecipadamente agradecemos a sua participação.


Cordialmente. Sylvio Mattos - PY1SMV