terça-feira, 10 de novembro de 2009

A INTERNET E O RADIOAMADOR

Achava-se que a Internet daria o golpe mortal ao radioamadorismo, substituindo-o em todos os seus aspectos. De fato, todo radioamador que começa a navegar pela Internet dedica menos tempo à QRG. Mas isto é passageiro.A Internet não é uma concorrente para o radioamadorismo pois lhe falta o aspecto técnico-experimental. No caso da Internet, talvez seja experimental a questão como fazer o modem funcionar corretamente e como proceder com a configuração do software.No radioamadorismo, o aspecto técnico-experimental é relevante: projetos de QRP, construção de antenas, experiências na propagação, operação via satélite e muitos outros.A Internet é`o grande auxílio para o radioamador. Por meio dela conseguimos praticamente todas as informações para o melhor desempenho de nossas atividades: concursos, novas operações, IOTA, QSL-Managers, procedimentos operacionais, QRP, DX-pedições, etc. Um grande número de home-pages e Sites encontra-se à nossa disposição para nos orientar e instruir.A Internet está aqui para oferecer ao radioamador informações rápidas e seguras a fim de mantê-lo mais firme ainda na QRG.

SITE: http://www.pp6pp.com.br/

CONSTRUA VOCÊ MESMO SUA INTERFACE


ESQUEMA DE INTERFACE PARA ECHOLINK

" Esta interface, muito simples de construir, é usada para as modalidades digitais que usa a placa de som do computador.
O circuito é simples, usando componentes comuns no mercado, pode ser montado em, ponte de terminais ou placas universais (aquelas cheia de furinhos), O conector para a porta Com é um DB9 fêmea, os plugs Line In e Line Out da placa de som, deve ser o modelo estéreo e o plug do radio é o modelo mono, faça as conexões e cabos o menor possível, caso não seja possível, use cabo de áudio blindado para evitar interferências, principalmente em HF, eu usei um cabo de mouse, que estava encostado por aqui, com excelentes resultados. Tenha especial cuidado na montagem do conector do microfone que é ligado ao radio, identifique antes qual é o pino que aciona o PTT/Grd e MIC/Grd. Esta interface pode ser usada com o soft MixW, Echolink, WSJT com excelentes resultados."

COMO BAIXAR O ECHOLINK

EchoLink ® software permite licenciar a estações de rádio amador para se comunicar uns com os outros através da Internet, usando a voz sobre IP (VoIP). O programa permite ligações em todo o mundo a ser feita entre as estações, ou do computador para a estação, aumentando bastante a comunicação Amateur Radio's capacidades. Existem mais de 200.000 usuários validados no mundo inteiro - em 162 das 193 nações do mundo - com cerca de 4.000 online a qualquer
momento.





O programa é executado no Microsoft Windows ®. Ele é oferecido gratuitamente e pode ser baixado


EchoLink é um pacote de software completo com muitos recursos importantes e úteis. Para uma visão breve, fazer um tour!

Para obter mais informações sobre os programas de VoIP, como o EchoLink, consulte QST de Fevereiro de 2003, página 44, ou baixar o PDF a partir do site da ARRL.


Requisitos mínimos para funcionamento do Echolink:

• Intel Pentium (ou compatível) CPU, 133 MHz ou maior. O programa foi
testado com sucesso em um 486DX4 com 75 MHz, mas um Pentium
133-MHz é o mínimo recomendado.
• Qualquer versão do windows:
o Windows 95 (Winsock 2 and Internet Explorer 4.0 ou superior é
requerida)
o Windows 98
o Windows 98, SE
o Windows Me
o Windows NT 4.0 (Workstation or Server), Service Pack 3 ou
maior
o Windows 2000 (Professional, Server, or Advanced Server)
o Windows XP (All editions)
o Windows Server 2003
• Resolução 800x600 ou maior.
• Placa de som 8- or 16-bit. É recomendado full-duplex para todos os
modos, principalmente Sysop.
• Conexão dial-up, 24 kbps ou maior. 128 para (ISDN, cable modem,
DSL or better) é recomendado para possibilitar conferência.
• Aproximadamente 5 MB em espaço livre do disco.
• Ram suficiente para operar o sistema mais aproximadamente 8MB.
• Mouse.
• Microfone e falantes para modo operador simples.
• ASCII ou rádio com interface serial direta para Sysop.
• Packet terminal-node controller (TNC), para opções APRS em modo
Sysop. O TNC deve rodar em 9600 bps. Embora o EchoLink seja capaz
de trabalhar com a maioria dos TNC´s, somente foi testado com o AEA
PK-232

• Modem de Voz TAPI, para controle remoto em modo Sysop. Usuários
do Win95 devem instalar o TAPI 1.4 e as atualizações do Unimodem/V se
esta função é desejada.

clique aqui para baixar:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.echolink.org/&ei=fkL5SpvSE4apnQeZuI37DA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CAwQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Decholink%26hl%3Dpt-BR