quarta-feira, 6 de junho de 2012

CVA 2012 - OPERAÇÃO EM UNIDADES MILITARES



CVA 2012 - OPERAÇÃO EM UNIDADES MILITARES

Amigos,

Em agosto teremos nova edição do CVA Concurso Verde-Amarelo, organizado pelo CRAEC/EsCom do Exército.

Para os que desejam operar com indicativos especiais (ou com seus própios indicativos) desde unidades do Exército (notadamente fortificações históricas sob jurisdição do Exército), vejam abaixo orientação do CRAEC, que se dispõe a auxiliar na obtenção de autorização para operação nesses locais.

ATENÇÃO 
Se pretende operar com indicativo especial, faça o pedido à Anatel com antecedência mínima de um mês.
A solicitação de autorização para operação na unidade militar ou numa fortificação histórica também deve ser feita com bastante antecedência, pois normalmente o processo é demorado.


Notem que algumas fortificações históricas atualmente estão sob jurisdição de orgãos de cultura ou turismo (municipais, estaduais ou federais) ou de unidades da Marinha ou da Aeronáutica.
Para essas, a autorização deve ser solicitada à alçada competente.
Quando a fortificação não estiver sob controle militar, muitas vezes é possível operar da calçada, praia ou área fronteiriça sem necessidade de autorização. Se estiver sob controle militar é melhor pedir a autorização, porque a área vizinha quase sempre é considerada "área de segurança".

A operação de uma fortificação histórica pode valer ponto para o Diploma Fortificações Históricas Brasileiras - DFH.
Veja na págna da AEI Associação de Expedicionários Ilhéus na internet qual o código da fortificação para o DFH e imprima no QSL (para valer para o DFH a operação precisa ter mais de 12 horas de duração e serem feitos pelo menos 100 QSO, além do código DFH constar do QSL).

Presidente da LABRE-DF