segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia Nacional da Vacinação - 16 Outubro



A saúde pública está na Constituição Federal

é responsabilidade do governo

O dia nacional da vacinação é comemorado em 16 de outubro.

Receber uma vacina é se proteger contra um tipo de doença, uma forma bem mais fácil e sem riscos para a vida, do que ter que tratar a doença.

A vacinação no Brasil surgiu no início do século XX, nessa época não existia saneamento básico nas capitais, o que comprometia a saúde das pessoas com epidemias de febre amarela, varíola e outras doenças.

Oswaldo Cruz, médico sanitarista, foi nomeado para chefiar o Departamento Nacional de Saúde Pública, a fim de promover uma revolta sanitária em razão das necessidades do país.

A medida não foi bem aceita pela população, pois algumas decisões eram arbitrárias, obrigando as pessoas a se vacinarem, fazendo com que agentes de saúde invadissem as casas para aplicar a vacina contra a varíola. Mas as pessoas não acreditavam que a vacina funcionasse e se negavam a tomar

Além disso, vários cortiços e morros foram visitados, e os moradores expulsos dos locais, pois não tinham condições de moradia e saúde. Por tudo isso, ocasionou-se a revolta da vacina.

A vacinação é importante para a vida, pois garante a imunidade contra as doenças. A vacina leva ao organismo uma pequena quantidade de vírus ou bactérias, fazendo com que o corpo reaja sobre os mesmos, não deixando que se proliferem e causem as doenças. Assim, quando a pessoa tem contato com os mesmos, através de pessoas doentes, seu organismo já criou anticorpos, formas de se defender, que não permitem que a doença se instaure.

A primeira vacina foi criada em 1796, pelo inglês Edward Jenner, que injetou em um garoto de oito anos de idade um soro de varíola bovina, conseguindo imunizá-lo. A raiva de animais era facilmente transmitida para os humanos, mas em 1885, Louis Pasteur criou a vacina contra essa doença. A partir daí surgiram vários outros tipos de vacina, mas uma das mais importantes invenções foi criada em 1960, por Albert Sabin, contra a paralisia, mais conhecida como gotinha.

As principais vacinas são a BCG, que protege contra a tuberculose; a Tríplice, contra difteria, tétano e coqueluche; a Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; a vacina contra Hepatite B; a HIB, que protege contra a meningite; dentre várias outras.

Toda criança recebe um cartão de vacinação quando nasce, específico para se controlar as vacinas que a mesma já tomou. Esse cartão contém dados de peso e tamanho, que deve ser preenchido somente por médicos, durante as visitas de rotina. Por volta dos dez anos de idade, a criança termina de receber todas as doses de vacinação, mas deve continuar a tomar as indicadas pelas campanhas de saúde, como a de febre amarela, tétano, gripe, dentre outras, garantindo sua saúde por toda a vida.

O ministério da saúde oferece, gratuitamente, vários tipos de vacinas e promove campanhas para manter a saúde pública de nosso país. As mesmas podem ser encontradas nos postos de saúde de todas as cidades.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola




Crise economica afeta Radioamadores em Portugal

A comunidade de Radioamadores em Portugal sofre com os problemas da crise econômica e continua desligando suas repetidoras e seus link´s via Echolink.

O Radioamador Português Miguel Andrade CT1ETL disse:

¨Devido aos problemas sofridos com a economia em Portugal nós Radioamadores estamos pagando caro e somos obrigados a desligar nossos equipamentos afetando toda a comunidade Radio amadoristica¨.

Todas as repetidoras e link´s via internet utilizando o Echolink localizados em São Mamede, bem próximo da Espanha, foram desligadas e ainda não existe um período para a volta das atividades destes sistemas.
Uma das razões para o desligamento de todas essas repetidoras deve-se a falta de apoio financeiro para que tudo funcione perfeitamente.

Abaixo você confere a lista de repetidoras que foram desativadas:

- RV53; Tx Rep.145,6625 MHz; Tom 123,0 Hz; CQ0VPG; Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR).

- RU680; Tx Rep. 438,5000 MHz; D-Star; CQ0DSM; Rede dos Emissores Portugueses (REP).

- RU700; Tx Rep. 438,7500 MHz; Tom 67,0; CQ0UPG; Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR).

- RU742; Tx Rep. 439,2750 MHz; Tone 67,0; CQ0UPA – Conectada ao Echolink; Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR).

- Echolink CS5GPG; 434,7625 MHz; 67,0 Hz; Liga de Amadores de Rádio Transmissões (LART).

Com o patrocínio da Rede Portuguesa de Echolink o Radioamador Jaime Pinheiro, CT2GPZ, gerente técnico e mantenedor destes equipamentos, atualmente mantém contatos com empresas que possam patrocinar a manutenção financeira destas repetidoras para que tudo possa voltar a funcionar novamente sob um custo de operação viável e com mais sustentabilidade no futuro próximo.

Os trabalhos em prol do Radioamadorismo em Portugal continuarão e até agora não é possível prever uma data de reativação dos repetidores e sistemas via internet listados acima.


Mauricio Beraldo PY4MAB
Py4mab@amsat.org
http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/

Astronautas participarão do Jamboree nos dias 15 e 16 de outubro de 2011




Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional planejam participar do
evento Jamboree no Ar nos dias 15 e 16 de outubro de 2011 utilizando o
indicativo de chamada da ISS NA1SS.

Durante a semana do Jota os astronautas estarão com horários disponíveis mas
provavelmente não participarão em todas as passagens.

Os horários de trabalho a bordo começam as 08:00 UTC e terminam as 19:30 UTC e
possivelmente eles estarão disponíveis antes ou depois destes horários.

Aqui sobre o Brasil nós radioamadores utilizaremos as seguintes frequências para
contato com os astronautas:

Região 2 e 3 (América do norte e sul, Caribe, Austrália, Sul da Ásia,
Groelândia)

145.800 FM Downlink
144.490 FM Uplink

Região 1 (Europa, África, Norte da Ásia)

145.800 FM Downlink
145.200 FM Uplink

Mauricio Beraldo Py4mab
py4mab@amsat.org
http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/