sexta-feira, 9 de abril de 2010

Influenza A - Jundiaí registra mais de 29 mil pessoas vacinadas

Em Jundiaí, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, dia 8, pela Vigilância Epidemiológica, 29.249 pessoas já receberam doses da vacina contra Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. Os números referem-se às vacinas aplicadas nos trabalhadores de saúde, doentes crônicos, gestantes e crianças entre seis e 23 meses, e adultos entre 20 e 29 anos.Para reforçar a vacinação e facilitar o acesso, principalmente dos trabalhadores, a Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado, dia 10, o Dia D de Vacinação contra Influenza A (H!N!). Foi preparado um esquema de atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família, que estarão funcionando das 8 às 17 horas. Haverá, também posto montado no calçadão da Barão, em frente à Casa da Cultura, das 9 às 12 horas, e no Maxi Shopping no período da tarde.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, a imunização será restrita às pessoas que fazem parte dos grupos já definidos pelo Ministério da Saúde e que pertencem às etapas de vacinação em andamento. "Não haverá antecipação de doses. Receberão a vacina no sábado apenas pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos, crianças de seis a 23 meses, gestantes e doentes crônicos até 59 anos de idade", ressaltou. Idosos com 60 anos ou mais e a população na faixa etária de 30 a 39 anos serão vacinados conforme o calendário do Ministério.

Escolas e faculdades

Para reforçar a vacinação junto aos adultos jovens, de 20 a 29 anos, cuja etapa começou no dia 5 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde montou escala de imunização em escolas e faculdades de Jundiaí. O atendimento será sempre no período noturno. Nessa semana, equipes estiveram na Unip e na UniAnchieta. Na semana de 12 a 16 de abril, a vacinação segue nos seguintes locais:
Dia 12 de abril - Fatec Pitágoras
Dia 13 de abril - Senai Esef Senac
Dia 14 de abril - Escola Luiz RosaEscola Duque de CaxiasColégio Santos DumontMC Cursos
Dia 15 de abril - ETE Vasco VenchiaruttiFaculdade Anhanguera
Dia 16 de abril - Faculdade de Ciências Gerenciais

Fonte: PMJ