terça-feira, 9 de março de 2010

RÁDIOS PIRATAS, CLANDESTINOS E BADERNEIROS DO RADIOAMADORISMO

A Anatel Vem Ai



Novas unidades de rastreamento móveis

Após longo inverno hibernando, a fiscalização está voltando com tudo. Equipados com a última tecnologia em estações de rastreamento de sinais, a Anatel promete colocar ordem na casa.

Conhecemos há alguns dias as novas armas contra os clandestinos e piratas do rádio. Eu fiquei realmente impressionado com a precisão e facilidade com que podem rastrear uma transmissão. Com equipamentos de última geração da Thomsom Francesa, que diga-se de passagem equipa boa parte da frota das equipes de fiscalização da maioria dos países de primeiro mundo, a Anatel está pronta para sair da obscuridade no que se refere á fiscalização. Só para o estado de São Paulo serão duas estações móveis e 17 fixas, essas últimas espalhadas por várias cidades. Com certeza já sabemos que São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto terão estações fixas, resta saber para onde irão as outras.

A Únidade Móvel e Seus Equipamentos

As estações de rastreamento móveis são instaladas em furgões Mercedes especialmente modificados para essa finalidade. Não será difícil saber que se trata de umas dessas quando se deparar com elas, pois em cima do furgão, uma caixa parecida com um ar condicionado de ônibus esconde um sofisticado sistema de antenas RDF (Radio Direction Find). Esse sistema de antenas quando estendido, chega a uma altura de 10 metros.

A Antena do sistema RDF estendida

Dentro do furgão, na parte de trás, existem duas poltronas para que os engenheiros que vão trabalhar fiquem acomodados. Em frente às poltronas uma mesa acondiciona um monitor de cristal Líquído Nokia de 19 polegadas, um teclado e uma impressora.

Vista do interior traseiro do furgão

Na parte da frente do furgão, para o passageiro, também existe outro monitor que mostra a mesma imagem da central de monitoramento do compartimento interno.
Esse segundo monitor LCD permite o rastreamento mesmo em movimento
E por fim, na parte traseira, um gerador para alimentar toda essa parafernália, pois só a bateria do furgão não seria suficiente.

Um gerador acondicionado na traseira alimenta o sistema


O Software de Rastreamento e Analise de Sinais

O software roda em plataforma Windows e é incrivelmente fácil de ser usado. Eu mesmo depois de apenas alguns minutos no comando já me sentia um expert em rastreamento. Na parte direita da tela escolhe-se a frequência inicial e final da faixa que se deseja monitorar. Como resultado, no lado esquerdo superior, como pode se ver na figura abaixo, uma tela maior mostra todos os sinais capturados e suas respectivas direções, bem como, através da coloração, a intensidade de cada sinal. Nas duas janelas inferiores é mostrado o espectro radioelétrico, onde também pode se ver, como num analisador de espectro, todos os sinais existentes. Com um simples clique de mouse, você passa a ouvir o áudio do sinal selecionado.

Espectro de 88.0MHz a 108.0MHz sendo mostrado

Mas de longe o mais interessante é a parte de RDF (Radio Direction Finder), que para se encontrar a localização do sinal desejado, basta selecioná-lo no espectro e clicar em Homing (que significa encontrar o caminho de volta). Pronto! Aparece uma nova janela com uma bússola mostrando a direção de onde vem o sinal. Nessa tela terá, ao fundo, o mapa da cidade em questão, mostrando assim a origem de onde o sinal é proveniente. A precisão é de 30 metros, portanto os clandestinos que se cuidem.

Sistema indicando de qual direção vem o sinal

Resumindo, a Anatel está equipadíssima, com uma tecnologia de dar inveja a agentes da CIA, agora só resta sair a caça dos clandestinos que tanto atrapalham desde os serviços públicos e aéreo, como o nosso radioamadorismo.
Fonte: Cram /Anatel