terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dia do Rádio é comemorado no dia 25 de Setembro

Quem Inventou?


(na foto: Marconi à esquerda e Nikola à direita)

A transmissão de ondas de som por rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no final do século 19 (XIX). Porém a Suprema Corte Americana considerou Nikola Tesla o inventor do rádio, isso se deve ao fato de que Marconi utilizou de 19 descobertas patenteadas por Nikola para desenvolver seu projeto.

No Brasil em 1893 o padre Roberto Landell também iniciou seus experimentos, feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. O Padre realizou as suas primeiras transmissões, no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.

A Primeira Emissora de Rádio e Transmissão no Brasil


A primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso foi transmitido para as cidades de Niterói, Petrópolis e São Paulo, por uma antena no Corcovado.

A primeira estação de rádio do Brasil foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Seu fundador foi Edgar Roquette-Pinto, ela foi adquirida pelo governo em 1936. Hoje ela possui o nome de Rádio MEC.

Como Funciona ?



Receptor

O receptor de rádio decodifica os sinais eletromagnéticos recebidos, captados pela antena, transformando-os em ondas sonoras, sinais digitais e/ou analógicos. A televisão e o rádio automotivo, por exemplo, são receptores.

O equipamento é conectado a uma antena receptora, um sistema de sintonia e amplificadores de áudio, vídeo e/ou sinais digitais.

Transmissor

O radiotransmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um radioreceptor, por exemplo, emissoras de AM, FM ou de TV Alem do LW.

Transceptor

O radio-transceptor, funciona das duas formas, como transmissor e receptor, alguns exemplos de transceptor são, o telefone celular, os radares nos aeroportos, os equipamentos de comunicações em veículos oficiais, e de empresas particulares.




Fonte:
http://froog.com.br/dia-do-radio-25-de-setembro/

ALERTAS EMERGENCIAIS DIFUNDIDOS PELO RÁDIO E TELEVISÃO




O Congresso da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET) tratou de um tema tecnológico socialmente relevante: como a radiodifusão pode adequadamente disseminar alertas emergenciais gerados pelos governos a fim de auxiliar as populações a se prepararem e responderem imediatamente às catástrofes naturais.


veja na íntegra





Gentileza : Flávio PY2ZX