sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Guarda Municipal comemora o Dia do Educador Ambiental

A data de hoje tem um destaque todo especial:
15 de outubro, Dia do Professor. Ele é o principal responsável pela formação de médicos, engenheiros, advogados, fisioterapeutas, jornalistas, guardas municipais..., além de muitos outros profissionais de destaque e relevância. Como os educadores ambientais que também comemoram hoje o seu dia de forma muito especial, uma grande responsabilidade à frente das gerações.
E não é por coincidência a comemoração das datas: no fundo, o educador ambiental também é um professor que não transmite apenas “valores verdes” aos seus discípulos, é alguém que prioriza a ação efetiva dos mesmos junto ao meio ambiente, pregando atitudes coerentes para a harmoniosa relação ser humano-natureza, uma tarefa que também compete ao professor. Fica então claro que a partir do momento em que se considera a educação ambiental como uma disciplina transversal abordada em sala de aula, diferencia-se o educador ambiental do professor. A melhor prática pssa a ser a sua extensão, fora do ambiente escolar: a própria casa, parques, jardins, extensões que vão além das quatro paredes em que se transmite o conhecimento necessário, o aprendizado efetivo. Torna-se ciência e ética, filosofia de vida.
Segundo o famoso geógrafo Aziz Ab´Saber – um apaixonado pela Serra do Japi -, educação ambiental " é um processo que envolve um vigoroso esforço de recuperação de realidades e que garante um compromisso com o futuro. Uma ação entre missionária e utópica, destinada a reformular comportamentos humanos e recriar valores perdidos ou jamais alcançados. Trata-se de um novo ideário comportamental, tanto no âmbito individual como coletivo".
E falar sobre Serra do Japi, é falar sobre Guarda Municipal, Divisão Florestal e seu mais conhecido educador ambiental: o inspetor Paulo Vicente Soares, uma vida dedicada à reserva ecológica.
O graduado, que é docente na Faculdade Anhanguera; pós-graduando em Direito Ambiental; MBA em Gestão de Segurança Pública e Privada; tecnólogo em Segurança Pessoal e Patrimonial e em Administração Rural; instrutor de Tiro; e pós- graduando em Didática e Metodologia do Ensino Superior, lembra que nasceu no bairro do Medeiros, foi criado na terra, junto ás plantações, conhece a natureza “com a palma da mão”. “Só me afastei da terra quando ingressei na Guarda Municipal de Jundiaí mas foi por pouco tempo, não se pode e nem se deve perder o contato: é a minha vida, estou há 10 anos na Serra. O trabalho de um educador ambiental ainda é considerado novo, recente, porém visto com bons olhos, depende exclusivamente da conscientização da comunidade sobre a importância de se preservar o meio ambiente, a sustentabilidade do planeta, sem egoísmos. É garantia de qualidade de vida para a geração e principalmente as futuras."

PMJ

Curso Operacional de Rádio Emergência

Dia 28 de Novembro de 2009, dás 08:00hs às 13:00hs, no auditório da Escola de Comunicações do Exército ESCOM, acontecerá o Curso Operacional de Rádio Emergência, ministrado pela Rener – Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, Rio de Janeiro, com o objetivo de capacitar radioamadores para uma eventual ativação da rede.
As inscrições começam no dia 1º de Novembro de 2009, e vão até o dia 15 de Novembro do mesmo ano.Serão aceitas as inscrições através do Blog da Rener RJ que é:http://www.feirinhadigital.com.br/rbr/FDNewS/www.renerrj.blogspot.comNão serão aceitas inscrições por outro meio, a não ser através do endereço eletrônico acima citado.
O endereço da Escom é: Av. Duque de Caxias, 325 – Deodoro – Rio de Janeiro – RJ.O curso estará aberto a todos os radioamadores interessados, independente se o radioamador é cadastrado/voluntário ou não.
Outras informações poderão ser adquiridas no email:mailto:%20renerrj@yahoo.com.brEntrem em contato, tirem suas dúvidas, Será um imenso prazer em tê-los conosco.
Informou: Vitor Vidal - PY1WC