quarta-feira, 27 de julho de 2011

UNIDOS COM UM SÓ OBJETIVO


REPETIDORA TERRA DA UVA
Equipe mantenedora dos repetidores

PY2KDO 147.330 e PY2KET 438.500

ST-74.4 Labre-SP

sob responsabilidade da Delegacia Regional Jundiaí-SP.


ROE (SWR) - Utilizando um Medidor "Cross Needle"


A ROE - Relação de Ondas Estacionárias (ou SWR em inglês) pode ser lida diretamente num medidor do tipo "cross needle" agulhas cruzadas). Veja a figura abaixo. Este medidor tem 2 agulhas e suas respectivas escalas e um conjunto central de curvas de ROE.
A agulha da direita com a sua escala na esquerda, mede a Potência Incidente (Forward Power) e a agulha da esquerda com a sua escala a direita, mede a Potência Refletida (Reverse ou Reflected Power). O conjunto de curvas que fica no meio do mostrador é o que mede a ROE - Relação deOndas Estacionárias (ou SWR - Standing Wave Ratio). Pela interseção das duas agulhas de Potência chegamos ao valor da ROE.
Neste exemplo temos uma Potência Incidente de 105 watts, uma Potência Refletida de 12 watts e uma ROE de 2, porque a interseção das duas agulhas está em cima da curva de ROE 2. Então dizemos que a ROE é 2:1. A ROE ideal é 1:1.

Podemos também calcular a ROE deste exemplo utilizando a seguinte fórmula:




Vamos utilizar os dados do medidor: Potência Incidente de 105 watts e Potência Refletida de 12 watts.


√ PF (incidente) = √ 105 = 10,25

√ PR (refletida) = √ 12 = 3,46

Então SWR = 10,25 + 3,46 dividido por 10,25 - 3,46

SWR = 13,71 dividido por 6,79 = 2,02 ou SWR = 2:1


Gentileza:PY1IB
Fonte: Radioamadores Sem Fronteiras

Confirmado o Exame para o dia 30/07/2011 na cidade de São Paulo




A LABRE-SP informa a todos que os exames na Cidade de São Paulo serão realizados no dia 30.07.2011 (sábado), às 09:00h, na Escola Senai Francisco Matarazzo (SENAI TEXTIL), situada na Rua CORREIA DE ANDRADE nº 232 - Brás. Clique aqui e veja o mapa do google

Os candidatos deverão chegar com uma hora de antecedência, portando RG. e CPF originais, bem como o comprovante do depósito bancário da taxa respectiva, trazer lápis, borracha e caneta esferográfica.
Considerando-se que estaremos utilizando as instalações de um importante parceiro da LABRE-SP (SENAI), recomendamos a todos que mantenham absoluto silêncio quando adentrarem na referida Escola, pois muitos alunos daquele Estabelecimento estarão em aula, bem como não devem fumar nem portar qualquer tipo de lanche/refrigerante ou bebidas alcoólicas, pois existe lanchonete no local.
Ressaltamos a necessidade de que os DEPÓSITOS BANCÁRIOS relativos às taxas correspondentes sejam feitos com a antecedência necessária, pois as inscrições só serão efetivadas após a confirmação bancária.

Desejamos bom exame a todos, e quem estiver interessado na filiação à LABRE-SP e/ou na obtenção do KIT LICENÇA, devem procurar os representantes da nossa Secretaria no próprio local do exame.






Secretaria da LABRE-SP.