segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Brasil podera ter o primeiro Satélite Brasileiro radioamador Cubesat NANOSATC-BR





O Brasil se prepara para lançar o Cubesat NANOSATC-BR. O projeto esta sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Rio Grande do Sul.

" O NANOSATC-BR contará com dois instrumentos científicos, um magnetômetro e também um detector de partículas de precipitação, para o monitoramento em tempo real do geoespaço, a precipitação de partículas e distúrbios na magnetosfera sobre o território brasileiro para a determinação de seus efeitos em regiões como a da Anomalia Magnética no Atlântico Sul (SAMA, sigla em inglês) e o setor brasileiro do eletrojato equatorial.

Esta anomalia [SAMA] é uma "falha" do campo magnético terrestre nesta região, que fica sobre o Brasil", explica Otávio Durão Coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil. Como consequência desta anomalia, há um maior risco da presença de partículas de alta energia na região, que podem afetar as comunicações, os sinais de satélites de posicionamento global (como o GPS), ou mesmo causar falhas de equipamentos eletrônicos como computadores de bordo. O INPE estuda esta anomalia há décadas, contando com vários pesquisadores de renome internacional que, inclusive, participaram da definição da missão e de sua carga útil."

Segundo Otavio Durão , Coordenador técnico do NanosatC-Br e do INPE, o seu lançamento está pevisto para novembro de 2012. As frequências de uplink ( UHF ) e downlink ( VHF ) já foram alocadas pela IARU. A telemetria será em 9k6 BPSK em 145.865 MHz. O projeto esta recebendo apoio da Associação Santamariense de Radio Amadores - ASRA. O call sign da estação de controle será PY3EB. Durão informou que será muito interessante e bem vinda a participação do rastreamento do Cubesat por nós Radioamadadores.

Estamos esperando para breve o website com todas as informações do CubeSat NANOSATC-BR.

O projeto está em pleno andamento.

Informações IARU :

http://www.amsatuk.me.uk/iaru/finished_detail.php?serialnum=209

Foto: NASA - apenas ilustrativa

Texto: Pirajá, PS8RF

Conteste IOTA 2011



Mais um lembrete para os amigos ioteiros:


Neste sabado/domingo teremos o IOTA Contest 2011, cujas regras podem ser vistas no link abaixo.


Peço notar que a competição dura apenas 24 horas e há a seção de apenas 12 horas, o que atende aos colegas que não possam dispor do horário total. Para os colegas já participantes do programa é uma boa oportunidade de aumentar seus scores e para os iniciantes a possibilidade de fazer o Diploma no conteste e sem a apresentação dos QSLs.

Após a apuração final a RSGB disponibiliza a ferramenta para utilizar os créditos dos QSOs do conteste. O nosso conhecido N1MM dispõe de suporte para a competição. Não deixem de mandar seus logs mesmo que seja uma participação minima. O formato é cabrillo.


Vejam no link abaixo a compilação do NG3K informando as expedições preciamente anunciadas.


Finalmente, uma recomendação para todos os interessados em aproveitar os contatos para o Diploma: Não utilizar prefixo especial.


Apenas o indicativo permanente do operador é aceito para o Diploma IOTA.


73 e Boa sorte a todos

Luciano PT7WA

IOTA Checkpoint

CONCURSO QRS-10 - 9ª EDIÇÃO - 2011





Convidamos todos os colegas radioamadores a participar da 9ª Edição do Concurso QRS-10, a ser realizado no 1º fim de semana de setembro de 2011, nos dias 03 e 04. Essa é uma oportunidade única de integração entre iniciantes e veteranos no CW, permitindo a todos participar de uma competição em que a velocidade máxima é de 10 palavras por minuto (ppm). O Concurso QRS-10 foi criado pelo Grupo "Pica-Pau Carioca" e conduzido ao longo dos anos pelo brilhante e saudoso radioamador PY1CC - Carneiro. Posteriormente, assumiu o bastão o obstinado radioamador PY2LL - Helio, que, em meio a muitos obstáculos, manteve com maestria a chama acesa desse evento tão importante para o radioamadorismo brasileiro. Não percam a oportunidade de se juntar a essa grande festa do radioamadoris mo brasileiro !!!

Fonte: Labre-SP

Divulgação dos resultados da 8ª Ed. de 2010

É com satisfação que comunicamos o resultado do Concurso QRS-10, 8ª Edição, ocorrida no ano de 2010, cuja solenidade de premiação ocorrerá no dia 13.08.2011, na sede da Labre SP localizada na Rua Dr. Miguel Vieira, 345-A, Tatuapé, São Paulo-SP. O Concurso QRS-10 tem se mostrado uma ferramenta importante de ingresso dos iniciantes em telegrafia no fascinante mundo dos contestes. A velocidade máxima é de 10 palavras por minuto (ppm) e assim, iniciantes e veteranos têm uma oportunidade ímpar de confraternização em uma competição que prioriza a integração e a motivação desses iniciantes nas competições em código morse.
Aproveitamos para parabenizar os campeões, listados abaixo e convidamos à toda a comunidade de radioamadores a comparecer na sede da Labre SP para participar da solenidade de premiação, quando haverá um momento de festa e confraternização entre todos os presentes:


a) Categoria "Operador Único - Classe A ou AB" - AB:
1º Lugar: PY2EYE - Nilson (manipulador iâmbico por ser o campeão absoluto)
2º Lugar: PY2HCD - Laimgruber (medalha)
3º Lugar: PY1FR - Fernando (medalha)
b) Categoria "Operador Único - Classe C" - C:
1º Lugar: PU2RKP - John (medalha)
2º Lugar: PU5UAI - Rodrigo (diploma)
3º Lugar: PU4GGS - Paulo (diploma)
PS: Consoante o regulamento, por não ter havido o mínimo de 5 participantes nessa categoria, o primeiro lugar receberá medalha e os demais, diplomas.
c) Categoria "Grupos e Associações" - G:
1º Lugar: PT2GMA - Grupo Escoteiro Moraes Antas (medalha)
2º Lugar:
3º Lugar:
PS: Consoante o regulamento, por não ter havido o mínimo de 5 participantes nessa categoria, o primeiro lugar receberá medalha.
d) Categoria "QRP - Operador Único até 10W" - Q:
1º Lugar: PY2TOD - Acácio (medalha)
2º Lugar:
3º Lugar:
PS: Consoante o regulamento, por não ter havido o mínimo de 5 participantes nessa categoria, o primeiro lugar receberá medalha.
Este comunicado complementa o divulgado em 05/02/11 e tem caráter definitivo.


Fonte: Labre-sp