segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Brasil podera ter o primeiro Satélite Brasileiro radioamador Cubesat NANOSATC-BR





O Brasil se prepara para lançar o Cubesat NANOSATC-BR. O projeto esta sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Rio Grande do Sul.

" O NANOSATC-BR contará com dois instrumentos científicos, um magnetômetro e também um detector de partículas de precipitação, para o monitoramento em tempo real do geoespaço, a precipitação de partículas e distúrbios na magnetosfera sobre o território brasileiro para a determinação de seus efeitos em regiões como a da Anomalia Magnética no Atlântico Sul (SAMA, sigla em inglês) e o setor brasileiro do eletrojato equatorial.

Esta anomalia [SAMA] é uma "falha" do campo magnético terrestre nesta região, que fica sobre o Brasil", explica Otávio Durão Coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil. Como consequência desta anomalia, há um maior risco da presença de partículas de alta energia na região, que podem afetar as comunicações, os sinais de satélites de posicionamento global (como o GPS), ou mesmo causar falhas de equipamentos eletrônicos como computadores de bordo. O INPE estuda esta anomalia há décadas, contando com vários pesquisadores de renome internacional que, inclusive, participaram da definição da missão e de sua carga útil."

Segundo Otavio Durão , Coordenador técnico do NanosatC-Br e do INPE, o seu lançamento está pevisto para novembro de 2012. As frequências de uplink ( UHF ) e downlink ( VHF ) já foram alocadas pela IARU. A telemetria será em 9k6 BPSK em 145.865 MHz. O projeto esta recebendo apoio da Associação Santamariense de Radio Amadores - ASRA. O call sign da estação de controle será PY3EB. Durão informou que será muito interessante e bem vinda a participação do rastreamento do Cubesat por nós Radioamadadores.

Estamos esperando para breve o website com todas as informações do CubeSat NANOSATC-BR.

O projeto está em pleno andamento.

Informações IARU :

http://www.amsatuk.me.uk/iaru/finished_detail.php?serialnum=209

Foto: NASA - apenas ilustrativa

Texto: Pirajá, PS8RF

Um comentário:

  1. O Primeiro Satélite de Radioamador Brasileiro foi o Oscar 17
    No dia 21 de janeiro de 1990 a bordo de um foguete ARIANE, da agência espacial européia, lançado da base de Kourou na Guiana Francesa, o Brasil através dos esforços do radioamador PY2BJO, Junior Torres de Castro, envia o seu primeiro satélite. Denominado DOVE (Digital Orbiting Voice Encoder), ou OSCAR-17, que apesar de ter tido sucesso no lançamento, após algum tempo teve danificado seus equipamentos. A idéia do seu idealizador era transmitir à crianças de todo o mundo mensagens em várias línguas.
    http://www.radioamador.com/satelite.asp
    Descrição Detalhada

    DOVE foi patrocinado pela AMSAT-Brasil e liderar pelo Dr. Júnior Torres DeCastro, PY2BJO. DOVE, um acrônimo para Digital Voice Encoder Orbiting, realizado hardware capaz de reproduzir a fala digitalizada, ou controlar um sintetizador de voz Votrax. No entanto, devido a falhas de hardware que ocorreram após o lançamento, a missão primordial de fornecer mensagens de voz da paz mundial a partir de DOVE não foi plenamente realizado. DOVE operado esporadicamente em uma freqüência de downlink de 145,825 MHz FM, transmitindo protocolo AX.25 telemetria de rádio pacote. Usando 1200 bps Bell 202 estilo AFSK emissão, DOVE-OSCAR-17 poderia ser copiado em equipamento de rádio de pacote em amplo uso em VHF na época. DO-17 não contém receptores de uso geral uplink e não suporta quaisquer operações de caixa. Independentemente do mau funcionamento do hardware que fizeram uploads de software de voz para os controladores de difícil espaçonave, muitos educadores e entusiastas OSCAR sucesso capturados frames nave espacial de telemetria, tendências analisadas em dados e determinado a velocidade de rotação do satélite. Estas experiências, bem como a análise AO WOD-16 trouxe do mundo real ciências diretamente nas mãos dos envolvidos e foram um recurso didático valioso livre para o pedir.
    http://www.amsat.org/amsat-new/satellites/satInfo.php?satID=44
    Para Informação.....

    ResponderExcluir