terça-feira, 20 de abril de 2010

FALA DA SEMANA By PU2POW

Amigos tem sido muito bom postar aqui informações e opiniões, relativos ao nosso convivio e relacionamento, e tem ficado claro que somos uma grande familia de Radioamadores de Jundiaí e Região.Porém, neste Final de semana, escutando o repetidor 147330, fiquei bastante chateado ao ouvir um de nossos amigo, soltar vários palavrões porque ele não conseguia abrir o portão do prédio aonde ele mora. E o pior é que entrou um outro amigo, repreendendo-o, e que segundo ele, ainda sem indicativo, corrigindo o primeiro, e dizendo que se radioamadorismo era aquilo, ele não queria e blah blah blah blah, e a coisa foi adiante.Não vou entra no mérito se esse ou aquele estava correto ou não. O que importa é que cabe o respeito entre nós e o bom senso.Devemos lembrar sempre que " O seu direito acaba, quando começa o do nosso semelhante, e o dele acaba quando começa o seu".Nós como pessoas maduras, entendo que educados, devemos nos manter assim evitando o palavreado que costumamos usar em rodinhas particulares.Devemos respeitar aqueles que estão ouvindo, pois muitos estão com os radios ligados em suas casas, com suas esposas e filhos próximos, como podemos cobrar que todos os que falam no radio sejam prefixados, que estejam legalizados, etc.
Se nós com nossos prefixos, coer, etc não fazemos o minímo que é ser cordial com aqueles que estão começando e nos ouvindo.Nós podemos brincar, como brincamos, falar, como falamos, mas acima de qualquer coisa devemos respeitar aqueles que nos ouvem.Tivemos durante esta semana, muitas interferencias por portadoras, vozes disfarçadas dizendo os piores palavrões, tendo inclusive, sido desligado o repetidor, por esta causa. Vamos nos manter focados em melhorar o nosso relacionamento, trazer os mais novos para o radioamadorismo, de maneira correta.Tenham todos uma boa semana.

Grupo de Mantenedores da Repetidora "Terra da Uva"

Bom Dia a todos Leiam e Reflitam nas palavras de nosso amigo e Radioamador PU2NDB

Marco Infelizmente é por esta e outras que fica demonstrado que as pessoas não sabem viver em sociedade. Viver em sociedade é uma troca de concessões, é como no radioamadorismo, enquanto um fala o outro escuta, pois se os dois apertarem o PTT ao mesmo tempo não há comunicação e não há a pratica do convivio em sociedade.Como vc sabe tirei meu prefixo a alguns anos, mas ainda prefiro ficar na radio escuta, e ainda sonho em ouvir ótimas rodadas na repetidora Terra da Uva. Não, que não exista ótimas rodadas, já ouvi muito QSO de ótima qualidade e já aprendi muito somente ouvindo, mas se subtrairmos os momentos bons dos ruins, ficaremos no negativo.Acredito que ainda temos muito que aprender uns com os outros, e sempre sigo algo que aprendi a muito tempo, "trate as pessoas do mesmo modo que vc gostaria que elas o tratassem". Se vc for cordial e tolerante com o mau operador de rádio (pois não acho que exista o mau radioamador), a brincadeira perde a graça e no final tudo acaba bem.Grande abraço e parabéns a todos que de um modo ou de outro trabalha para manter a Repetidora Terra da Uva.

Marco Antonio de Oliveira PU2-NDB (sempre na coruja)

18 de Abril, dia mundial do Radioamador


Não é qualquer comunidade que tem seu Dia Mundial. A comunidade de radioamadores tem esse privilégio. Hoje, 18 de Abril, comemoramos o Dia Mundial do Radioamador.
No dia 18 de Abril de 1925, foi criada a IARU, União Internacional dos Radioamadores, que representa nossos interesses junto aos órgãos internacionais de regulamentação do espectro de radiofrequência. Portanto, hoje estamos comemorando também O Dia Mundial do Radioamador.
O rádio surgiu há pouco mais de 100 anos, pelas mãos criativas e mente sonhadora de Landell de Moura, que se baseou em trabalhos de cientistas importantes como Volts, Edson, Maxwell, Hertz e Faraday; claro Marconi não pode ser ignorado, nem mesmo Samuel Morse. Mas quem deu um espírito ao rádio, quem o humanizou o instrumento foram os radioamadores.
Depois de quase 100 anos de radioamadorismo, mesmo com a tecnologia que temos hoje, a COMUNICAÇÃO, o elemento que nos torna humanos, está é presente em todas as nossas atividades. Seja atuando em calamidades públicas, desenvolvendo novos modos de comunicação, explorando o espaço sideral, competindo, a todo o momento manifestamos nosso incomensurável desejo de nos comunicarmos.
O radioamadorismo, ao absorver novas tecnologias e aceitar que o mundo está em constante mundaça, está se preparando para um futuro longo e distante. Segundo Davi Summer, K1ZZ "nunca haverá o ultimo radioamador", pois para o radioamadorismo existir é preciso pelo menos dois operadores.


Aproveitem bem seu Dia Mundial!