quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA 19 novembro






A bandeira nacional brasileira foi instituída pelo decreto n° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. Desde então, o dia 19 de novembro é dedicado a este símbolo da nação. Apesar de ser muito usada em época de Copas do Mundo, Olimpíadas e outras competições esportivas, "a Bandeira do Brasil é importante porque simboliza o patriotismo, o amor por aquela terra, pela Pátria". É o que afirma o capitão Carlos Frederico de Oliveira Coutinho da Silva, do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC). É comum vermos bandeiras do país em prédios públicos, escolas e até mesmo em empresas, sejam elas nacionais ou multinacionais. Mas há algumas exigência com os cuidados deste símbolo. Um fato importante é que quando a bandeira fica gasta ou rasgada, exigindo o seu descarte, ela deve ser entregue a uma corporação militar. "As bandeiras que ficarem inservíveis devem ser incineradas ao meio-dia do dia 19 de novembro", contou o capitão. Durante o ano, o 12º GAC recebeu algumas bandeiras e fará a incineração hoje, às 12 horas, no Paço Municipal, durante solenidade de hasteamento. Cada cor representada na bandeira do Brasil possui um significado. Inicialmente elas remetiam às famílias ligadas a dom Pedro I.Depois, passaram a significar as matas brasileiras (verde), as reservas minerais (amarelo), o céu (azul) e a paz (branco). "Além disso, as estrelas representam o céu do Rio de Janeiro às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889, momento em que a constelação do Cruzeiro do Sul se encontrava com o braço maior na vertical e no meridiano do Rio de Janeiro", explicou o capitão. A bandeira do Brasil pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia. Mas quando ficar hasteada durante a noite, deve haver iluminação direcionada para ela. Além disso, a bandeira do país nunca deve ser menor que outra quando hasteadas juntas e deve ficar sempre no meio, quando forem em número ímpar.
Bandeira Nacional Brasileira levada ao espaço pelo Astronauta MARCOS PONTES

SPECIAL ATIVAÇÃO DIA DA BANDEIRA

Para comemorar o Dia da Bandeira, a AFRR, Associação Fluminense de Radioamadorismo e Rádio do Cidadão, estará realizando uma ativiação especial alusivo a data.

Data: 19 de Novembro de 2009
QTR: Início: 07:00 horas PT2
Término: 19:00 horas PT2

Freq: 40 metros: 7070
80 metros: 3760
20 metros: 14170
10 metros: 2848
02 metros: 146870 Repetidora da AFRR

Chamada: CQ BANDEIRA

Certificado: Será otorgado um Certificado personalizado, alusivo ao dia da Bandeira, via internet, para aqueles que confirmarem, por e-mail, contato com a PY1AFR. e-mail para confirmação: py1pdf@yahoo.com.br

Participem......

PY1PDF JACKSON
Amateur Radio Station
GG87me
São Gonçalo - RJ
AFRR MEMBER
http://afrr.zip.nethttp://www.qrz.com/db/py1pdf