sábado, 18 de agosto de 2012

Cientistas descobrem um dos maiores conjuntos de galáxias




Comentar 6A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou nesta quarta-feira o descobrimento de um aglomerado de galáxias apelidado Fênix, pela constelação na qual se encontra, e que segundo os pesquisadores é um dos maiores e mais ativos objetos descobertos até agora no universo.

Conheça aqui os tipos de galáxias e mais sobre astronomia

Michael McDonald, do Instituto Tecnológico de Massachusetts em Cambridge, destacou em conferência telefônica que se trata de um objeto único que contém "a maior taxa de formação de estrelas jamais vista no centro de um conjunto de galáxias".

O descobrimento foi possível pelas observações do observatório de raios-X Chandra, da Nasa, o Telescópio da Fundação Nacional de Ciências do Polo Sul e outros oito observatórios internacionais. O aglomerado de galáxias, localizado a 5,7 bilhões de anos-luz da Terra, pode levar os astrônomos a repensar a forma destas estruturas colossais e das galáxias. McDonald informou que a superestrutura é também o maior produtor de raios-X de qualquer grupo conhecido e um dos mais sólidos.

Leia mais em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6081320-EI301,00-Cientistas+descobrem+um+dos+maiores+conjuntos+de+galaxias.html



A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – Rener foi criada pela Portaria Ministerial MI-302, de 24 de outubro de 2001, publicada no Diário Oficial da União n º 201, Seção I, de 26 de outubro de 2001, com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem ser acionados, em razão de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O Radioamador, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a importância das comunicações, quando chamado para ajudar em situações nas quais o seu serviço humanitário e voluntário seja colocado à disposição das autoridades e em benefício da população.

Países como Estados Unidos da América, Japão, México, Espanha, Colômbia, Argentina, para citar alguns, possuem Redes de Emergência de Radioamadores, integrada com as autoridades competentes, sempre disponíveis e operantes, nas situações de terremotos, inundações, desabamentos, deslizamentos, incêndios florestais, epidemias, furacões, secas, busca e salvamento de aeronaves e embarcações e outras.

O Ministério da Integração, criando a RENER e colocando a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – LABRE como coordenadora da operação conjunta Defesa Civil e Radioamadores reconhece, oficialmente, o valor do radioamadorismo e dos Radioamadores brasileiros.
O Manual de Procedimentos - RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, foi aprovada pela Portaria do Ministério da Integração Nacional n° 539, de 28 de abril de 2003, publicada no Diário Oficial da União N.º 82, Seção 1, de 30 de abril de 2003 e atualizada pela Portaria do Ministério da Integração Nacional n° 331, de 7 de agosto de 2009.

-----------------------------------------------------------------------
Ministério da Integração Nacional

Secretaria Nacional de Defesa Civil

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE

Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - RENER

Esplanada dos Ministérios - Bloco "E" - 7º andar

Brasília/DF - CEP: 70067-901

Tel.: (61) 3414-5637

rener@integracao.gov.br