quinta-feira, 19 de abril de 2012

EXAMES - CIDADE SÃO MANUEL S/P



Abertas as inscrições para exames em Maio na cidade de São Manuel - SP


Data prevista 19/05/2012


Inscrições:



ATENÇÃO: SÓ FAÇA SUA INSCRIÇÃO SE TIVER CERTEZA QUE IRA FAZER O EXAME NO DIA , NÃO TIRE A VAGA DE OUTRA PESSOA.

Projeto ÍCARO

Projeto ÍCARO - Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos Radioamadores

Um balão meteorológico será lançado a partir do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP (campus de Bauru) e transportará, até a altitude de
aproximadamente 25km, uma radiossonda e um beacon em fonia (transmissor de voz), com o indicativo especial W2WEB. A radiossonda transmitirá para uma estação receptora de dados Meteorológicos os valores de pressão, temperatura, umidade, velocidade, direção do vento e posicionamento. Em terra, uma estação radioamadora fará o uplink dessas informações que serão retransmitidas pelo beacon em fonia. Qualquer estação radioamadora ou de radioescuta, munida de um
receptor em VHF na frequência de 144,270 MHz será capaz de receber as informações e montar um log com os dados meteorológicos e, com isso, será capaz de identificar duas camadas da atmosfera e a transição entre elas: troposfera, tropopausa e estratosfera.

Objetivos principais:

Apesar da transmissão de dados via fonia não ser eficiente, é o modo mais simples para a disseminação de informações. O projeto Ícaro visa incentivar o conhecimento da atmosfera, com a disseminação dos dados do voo e outras informações, do modo mais abrangente, visando integrar e motivar a comunidade radioamadora a buscar novos conhecimentos e a realizar novos experimentos.

Execução do Experimento:

O local será a partir do Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet, da UNESP, campus de Bauru e está previsto para ser realizado no dia 28/04/2012 a partir das 16h (19h GMT).

O lançamento do balão está sujeito às condições meteorológicas que devem ser satisfeitas: sem chuva e com vento na superfície abaixo de 5 m/s. O balão será inflado com hidrogênio e a taxa de subida deverá ser entre 4 a 5 m/s (aproximadamente 1000 pés/minuto).

Nos dias que antecederem o lançamento, os meteorologistas do IPMet farão um acompanhamento especial do desenvolvimento das condições meteorológicas e, caso haja a impossibilidade de lançamento no dia previsto, uma nova data será agendada. Caso a previsão meteorológica seja favorável ao lançamento, será realizada uma reunião a aproximadamente 6 horas antes do horário previsto do lançamento para uma melhor avaliação das condições meteorológicas, com uma especial atenção à previsão dos ventos de superfície.

Satisfeitas as condições meteorológicas, o horário exato do lançamento será determinado mediante coordenação com a autoridade de controle aéreo local (APP
Bauru) e com acompanhamento pelo CINDACTA II durante todo o voo.

Caso haja algum imprevisto de ordem meteorológico ou técnico, o lançamento poderá ser adiado para mais tarde ou para o dia seguinte. No caso de ainda não ser possível o lançamento, uma nova data será definida.

Além da radiossonda e do beacon, o vôo contará com paraquedas, refletor de radar passivo e sinalização luminosa (flash de xenônio).

Participação no experimento:

A participação no experimento Ícaro será homologada com um certificado de participação (QSL) comemorativo a ser enviado a todas as estações de radioamadores ou radioescutas que reportarem o recebimento de, pelo menos, uma das transmissões feitas pela estação ZW2WEB, com o envio das seguintes informações mínimas:

-Local da estação receptora (QTH);
-Hora (QTR);
-Tipo de rádio e antena utilizados
-Reportagem do sinal (intensidade e qualidade da recepção)
-Informação recebida (Localização do balão, pressão, temperatura, umidade, etc)

É interessante, se possível, que a estação participante reporte quando começou a receber os dados do experimento e quando parou de receber para se ter uma ideia do alcance do beacon em função da altitude do balão.

As informações poderão ser enviadas via correio para:

IPMet – UNESP
A/C: Projeto Ícaro
Caixa Postal: 281
Bauru – SP
CEP: 17015-970

Ou via e-mail para:
pu2tmt@gmail.com (Irineu)

Serviço:

Mais informações sobre o vôo, sobre a atmosfera e todos os dados os dados do experimento serão disponibilizados em um link dedicado ao projeto Ícaro na página do IPMet:

http://www.ipmet.unesp..br/

http://www.ipmet.unesp.br/icaro (em implantação)

Prefixo Especial : ZW2WEB
Frequência: 144,270MHz
Data de lançamento prevista: 28/04/2012 após às 16:00h
Local: Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet / Câmpus da UNESP de
Bauru
Duração estimada do vôo: 180 minutos (1h30)

Responsáveis:

Coordenação científica, lançamento, resgate e coordenação com controle aéreo:
Demilson Quintão (PY2UEP)
Coordenação Radioamadorística: Edson Wander Pereira (PU2MWD)
Execução do experimento (beacon e antenas): William Schauff (PY2GN)
Fonia (Beacon) e Integração com Grupos Escoteiros : Irineu (PU2TMT)
Divulgação na Mídia Radioamadorística: Adinei Brochi (PY2ADN)

Primeiro repetidor D-Star do Rio de Janeiro







No dia 14 de Abril, entrou no ar o primeiro repetidor D-Star do Rio de
primeiro repetidor D-Star do Rio de Janeiro


Este feito foi possível, graças a uma bom relacionamento entre os membros do CRAM ( Clube de Radioamadores de Americana ) SP e O Instituto de Radiocomunicação e Pesquisas Aeroespaciais a AMRASE no RJ.

Foram praticamente dois meses de negociações, e preparação da infra-estrutura para receber esta tecnologia. Com uma equipe comprometida tanto do CRAM com da AMRASE chegamos ao final deste projeto, disponibilizando no Morro da Viração em Niterói na a freqüência de 439.850 , que antes era analógica.

Esta repetidora que era mantida pelo nosso diretor PY1JU Zé Luiz, agora
passa a ser uma repetidora DIGITAL. É bom deixar claro que todo o investimento do repetidor é do CRAM . e que nos da AMRASE apenas somos os mantenedores. Os membros da AMRASE , vem se aperfeiçoando a cada dia , com troca de conhecimento passado pelo CRAM , para que possamos, muito em breve , dominar esta tecnologia , e poder melhor atender os radioamadores do Estado do Rio de Janeiro. Estamos sempre abertos a disseminação do conhecimento, para que muitas outras repetidoras em D-Star venha ser instalado em nossa região.

A configuração dos rádios deverá ser:
YOUR: CQCQCQ
RPT1: PY1URE B
RPT2: PY1URE G
Existem no TV CRAM exemplos de configuração para alguns modelos como IC-2820H

Participaram desta instalação

PY1IBM-Sales - Presidente da Amrase
PY2RJ - Roberto - Diretor Técnico do CRAM
PU2UBL - Edson Casarejos - Diretor de Patrimônio do CRAM
PY1IA - Felipe Jose - Vice Presidente da Amrase
PU1LOY - Luiz Sergio - Diretor e Pesquisador da Amrase
PY1JU - Jose Ures - Diretor e Pesquisador da Amrase
PU2TRG - Luiz Antonio - Tesoureiro do CRAM

Fica aqui nossos agradecimentos a todos da equipe, em especial a PU2LAA Junior Presidente do CRAM e PY2JF João Roberto vice-presidente do Cram, que mesmo não vindo ao Rio, esteve conosco via Dstar para os testes.

Para saber mais visitem :