segunda-feira, 27 de abril de 2009

Passeio de trem pretende resgatar turismo em Jundiaí



Foi inaugurado neste sábado (18) em Jundiaí, a 58 km de São Paulo, o Expresso Turístico. Uma opção de lazer e cultura para os paulistas. O governador do estado, José Serra (PSDB), e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) embarcaram na primeira viagem do Expresso Turístico.


O projeto quer ampliar o turismo na região e reativar o terminal, inaugurado em 1867. Veja o site do SPTV Para o passeio, dois vagões foram reformados. Eles têm agora caixas de som e capacidade para 175 passageiros. O serviço conta com a cooperação técnica da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

A partir do dia 25, todo sábado o trem vai partir da Estação da Luz, na região central da capital paulista, às 8h30, com destino a Jundiaí. A viagem dura cerca de uma hora e meia e custa R$ 28, ida e volta. Na chegada, o passageiro escolhe entre três roteiros: rural, cultural ou ecológico.

Grupos a partir de quatro pessoas terão desconto.

Samuel Morse





[Samuel Finley Breese Morse (Charlestown, 27 de abril de 1791Nova Iorque, 2 de abril de 1872) foi um inventor e pintor de retratos e cenas históricas estadunidense. Tornou-se mundialmente célebre pela suas invenções: o código morse e o telégrafo.
Aos quatro anos de idade mostrava grande interesse pelo desenho e, aos catorze, ganhava o seu próprio dinheiro fazendo desenhos de seus amigos e pessoas.
Ainda na época de colégio, Morse escreveu uma carta aos pais dizendo que queria se tornar um pintor. Os pais, preocupados com o futuro do filho, preferiram transformá-lo num vendedor de livros. Desse modo, Morse passou a vender livros de dia e a pintar à noite. Ante a persistência do artista, os pais decidiram mandar o filho para Londres para que estudasse artes na Royal Academy.
Ao retornar aos Estados Unidos, casou-se em 1818 e, logo em seguida, vieram os filhos: dois meninos e uma menina. Morse lutava com dificuldades, uma vez que à época não havia muitos interessados em retratos.
Em 1825, após o falecimento da sua esposa, Morse retornou à Europa, levando os seus filhos e uma cunhada.
Em 1826 fundou uma sociedade artística que, em breve, se transformou na Academia Nacional de Desenho. A partir de 1832 ensinou pintura e escultura na Universidade de Nova Iorque, atingindo a fama de excelente retratista.

curiosidade ( BRASIL)






O Brasil (oficialmente República Federativa do Brasil) é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal. O país conta com 5.565 municípios, 189.612.814 habitantes,[6] bem como uma área de 8.514.876,599 km², equivalente a 47% do território sul-americano. Em comparação com os demais países do globo, dispõe do quinto maior contingente populacional e da quinta maior área.[7] oitava maior economia do planeta e maior economia latino-americana,[8] o Brasil tem hoje forte influência internacional, seja em âmbito regional ou global.[9]Encontra-se na 39ª posição entre os países com melhor qualidade de vida do planeta,[10] além de possuir entre 15 e 20% de toda biodiversidade mundial,[11] sendo exemplo desta riqueza a Floresta Amazônica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados, o Pantanal e o Cerrado.
Faz fronteira a norte com a Venezuela, com a Guiana, com o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa; ao sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e com o Paraguai; a oeste com a Bolívia e com o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm uma fronteira comum com o Brasil são o Chile e o Equador. O país é banhado pelo oceano Atlântico ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sudeste e sul. Além do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlântico como exemplo: Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (território especial do estado de Pernambuco) e Trindade e Martim Vaz no Espírito Santo. Há também um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas (que pertence ao estado do Rio Grande do Norte).
Apesar de ser o quinto país mais populoso do mundo, o Brasil apresenta uma das mais baixas densidades populacionais. A maior parte da população se concentra ao longo do litoral, enquanto o interior do país ainda hoje é marcado por enormes vazios demográficos.
De colonização portuguesa, o Brasil é o único país de língua portuguesa do continente americano. A religião com mais seguidores é o catolicismo, sendo o país com maior número de católicos nominais do mundo, havendo parcela significativa da população de confissão evangélica, além do expressivo aumento da desfiliação religiosa nos últimos anos. A sociedade brasileira é uma das mais multirraciais do mundo, sendo formada por descendentes de europeus, indígenas, africanos e asiáticos.[12].

Araucária VHF Contest/2009

Araucária VHF Contest/2009

1. Edição de Outono (Hemisfério Sul):
Desde as 00:00 UTC do Sábado 2 de maio de 2009.Até as 16:00 UTC do Domingo 3 de maio de 2009.
2. Objetivo: Realizar o maior número de contatos e trabalhar diferentes grids squares dentro do período de competição. Apenas contatos ponto-a-ponto serão válidos (excluído uso de links VoIP, EME, satélites). Para estações fora da América do Sul e Central, os QSOs válidos necessariamente deverão ser com estações localizadas na América do Sul ou Central.

3. Bandas: 6 metros (50 MHz) e 2 metros (144 MHz) observando os planos das bandas e subfaixas no respectivo país de operação. Vetada emissão em 144,200 e 50,110 MHz.

4. Modos: FM, SSB, CW.

5. Categorias:
5.1 Mono Operador, Multibanda;
5.2 Mono Operador, 50 MHz;
5.3 Mono Operador, 144 MHz;
5.4 Multi Operador.
6. QSO: Trocar sinal (RS ou RST) e grid square da estação (os 4 primeiros dígitos do localizador mundial). Exemplo: “59 GG66” para SSB e “599 GG66” para CW.

REGULAMENTO: http://www.avhfc.com/