segunda-feira, 18 de abril de 2011

CONCURSO RIO DE JANEIRO DE VHF - CRJVHF 2011

CONCURSO RIO DE JANEIRO DE VHF - CRJVHF 2011 - REGULAMENTO ORGANIZAÇÃO • Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – Rio de Janeiro (LABRE RJ, PY1AA). FINALIDADE E OBJETIVOS • Realizar contatos bilaterais em fonia, sem intervenção de repetidores, links VOIP ou qualquer tipo de reflexão em corpos celestes, entre estações fixas, móveis ou especias/ eventuais, domiciliadas no Estado do Rio de Janeiro, trocando reportagens de sinal (RS) e localizadores (grid square/locator com 6 dígitos); • Estimular a observância dos conceitos de técnica e ética operacional, durante um contato bilateral. PERÍODO DE REALIZAÇÃO • De 00:00 UTC de 23/04/2011(21:00 de sexta feira) às 18:00 UTC de 24/04/2011 (15:00 de domingo). PARTICIPANTES • Radioamadores detentores de licença de estação tipo 1 ou 2 (fixas), tipo 6 (móvel) e/ou tipo 9 (especial/eventual); • Radioamadores detentores de COER, sem estação licenciada, operando estação licenciada por terceiros, em conformidade com os normativos vigentes. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO • Mono operador – Um único operador operando seu indicativo, tipo 1 ou 6 • Multi operador Associações, Grupos, Equipes – Será permitido a um radioamador usar seu indicativo tipo 1 ou 6 conforme o caso, formar uma Equipe, nominar essa Equipe e se inscrever no Concurso. Os participantes da Equipe operarão o indicativo que for usado para o envio do log. Regulamento: http://www.labre-sp.org.br/docs/noticias/2011/2011%20regulamento%20do%20concurso%20rio%20de%20janeiro%20de%20vhf%20CRJVHF.pdf

Aniversário do Parque da Cidade é comemorado com várias atrações gratuitas


O aniversário de 7 anos do Parque da Cidade será comemorado com uma grande festa no dia 21 deste mês. Das 9h às 17h serão oferecidas atividades gratuitas para adultos e crianças e as atrações estarão espalhadas por todo o Parque.

Brinquedos infláveis, tirolesa e parede de escalada são itens já confirmados para a data, assim como distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce, pintura artística e oficina de pipa. Ao longo do dia, também estão programadas exposições, passeios de trenzinho, apresentações de cães do canil da Guarda Municipal e shows no palco da arena próxima às quadras. Neste local, haverá apresentação da banda No Ducky a partir das 11 horas e a gravação do programa "Estação Brasil", da TVE – TV Educativa de Jundiaí, a partir das 13 horas.

Na pista de aeromodelismo, o Clube de Aeromodelismo Parque da Cidade organiza o encontro Top Gun 2011, com participação de aeromodelistas de diferentes regiões. Do outro lado, no Centro Náutico, haverá um grande encontro de veleiros e caiaques.



1º de maio
O evento programado para o aniversário do Parque não é a única grande atração prevista para breve no local. Em 1º de maio, em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Parque da Cidade a tradicional Esquadrilha da Fumaça. Às 15h30 está programada uma apresentação sobre a represa do Rio Jundiaí-Mirim com sete aeronaves modelo Tucano, incluindo muitos loopings, cruzamentos e outras tantas manobras. Por volta das 16h30, os aviadores estarão no Parque para tirar fotos e conversar com o público presente.


Nesta segunda (11), o major Líbero Onoda Luiz Caldas e o capitão Murillo Nagib de Oliveira visitaram o Parque da Cidade para identificar - acompanhados do administrador do local, Júlio Lamarca - os pontos onde as aeronaves farão as manobras mais radicais. Logo após estiveram no Paço Municipal, onde foram recebidos pelo prefeito Miguel Haddad e pelo diretor-presidente da DAE S.A. Wilson Engholm. "Agradecemos a Aeronáutica por ter cedido a Esquadrilha para esta apresentação. Fico muito feliz por terem escolhido Jundiaí, dentre tantos outros pedidos que vocês recebem", salientou o prefeito. "Com certeza, teremos um grande público prestigiando o show", destacou.


O diretor-presidente da DAE S.A., Wilson Roberto Engholm, afirmou que a negociação para esta apresentação foi iniciada em janeiro, mas não ocorreu antes pela falta de disponibilidade dos aviadores aos finais de semana. "É um prestígio muito grande recebermos a Esquadrilha. Sabemos que os aviadores tem uma agenda apertada e escolheram nossa cidade para abrilhantar as comemorações do Dia do Trabalhador", disse. Major Caldas, que destacou que recebe cerca de 50 pedidos de apresentações por mês, mas só consegue atender por volta de 10, lembrou que a última apresentação do grupo em Jundiaí ocorreu em 1997. "Foi um espetáculo muito bonito e, certamente, o do dia 1º também será", garantiu.


Serviço:


Aniversário do Parque da Cidade

Dia 21 de abril Das 9 às 17 horas


Dia 1º de Maio – Dia do Trabalhador

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça Às 15h30, sobre a represa do Parque da Cidade Endereço: Rodovia João Cereser, km 66.

O Parque da Cidade funciona diariamente das 6h30 às 20h, com entrada gratuita.

MUITOS RADIOAMADORES DA REGIÃO ESTARÃO NO LOCAL.


18 abril - DIA MUNDIAL DO RADIOAMADOR


Segunda-feira dia 18 de abril de 2011 comemora-se o dia mundial do Radioamador e o tema deste ano é: Radioamador: A rede baseada na tecnologia do poder social. Muito antes da tecnologia existente nos dias de hoje nós Radioamadores já mantínhamos contatos a longa distancia, enviávamos mensagens e desenvolvemos varias tecnologias utilizadas hoje como: telefones celulares, smarth phones, fax, modens, etc. Ao contrario das comunicações comerciais o Radioamadorismo continua fornecendo comunicações internacionais de graça. Como o Radioamadorismo não necessita de uma grande estrutura operacional de apoio os Radioamadores podem utilizar todas as frequências destinadas a nós com tranquilidade e praticidade. Nós Radioamadores somos responsáveis pelo desenvolvimento de muitas tecnologias existentes nos dias de hoje. Décadas atrás já utilizávamos as ondas hertzianas para mantermos contatos como nos dias de hoje quando utilizamos o telefone celular. Muitos engenheiros eletrônicos desenvolveram seus experimentos utilizando nossas ondas de radio para a construção de antenas, satélites e testes com formas diferentes de propagação no desenvolvimento também de tecnologias utilizando o radio e o computador. Radioamadores não poderiam ser conhecidos como Amadores mas sim como pessoas profissionais e de alto nível que dedicam suas habilidades e seu tempo em trabalhos não remunerados sempre com dedicação na ajuda em catástrofes utilizando equipamentos de radio para o salvamento de vidas. O dia mundial do Radioamador celebra também a fundação da Internacional Amateur Radio Union (IARU) fundada no dia 18 de abril de 1925 que representa de forma mundial todos nós Radioamadores no desenvolvimento e distribuição do plano de frequências.


MAURICIO BERALDO PY4MAB