quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CHUVAS: Veja como os estados de alerta e atenção por causa das chuvas são decretados em S/P



Pela segunda madrugada seguida, a população do município de Franco da Rocha, distante 45 km da cidade de São Paulo, enfrenta problemas com enchentes. A região central foi totalmente inundada pela vasão da Represa Paiva Castro, que não pôde conter a cheia do Rio Juqueri. O nível da água atingiu cerca de 88 centímetros, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Donizete Bernardo. Cerca de 35 famílias ficaram ilhadas.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, trabalha com quatro níveis de monitoramento das chuvas na capital paulista: estado de observação, de atenção, de alerta e de alerta máximo. O estado é decretado levando em consideração fatores como intensidade das chuvas, área atingida e tempo. Quanto maior o estrago causado pela chuva na cidade, mais grave fica o alerta.

ESTADO DE OBSERVAÇÃO:
Quando não há mudanças significativas nas condições do tempo na cidade.As 32 subprefeituras fazem a medição de chuva quatro vezes por dia e passam os dados ao CGE ( Centro de Gerenciamento de Emergências )O centro também possue 22 Estações de monitoramento para auxiliar no diagnóstico das condições meteorológicas em São Paulo.

O QUE ACONTECE QUANDO OS ESTADOS SÃO DECRETADOS?
Uma vez decretado estado de atenção,alerta ou alerta máximo, CGE envia dados a outros órgãos da prefeitura que devem agir para controlar a situação. CET ,Defeza Civil,secretária das subprefeituras,corpo de bombeiros e polícia militar,são automaticamente notificados.O CGE faz somente o diagnóstico da situação.

PF prende no RJ taxista que utilizava frequência da Marinha



Rio - A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira um taxista em Copacabana, na Zona Sul do Rio, acusado de utilizar a frequência de rádio da Marinha do Brasil indevidamente e atrapalhar a comunicação militar.

Diogo de Lima era procurado há meses e foi encontrado graças ao auxílio de técnicos e equipamentos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que rastrearam as interferências até localizar o veículo.

O taxista, que se identificava no rádio pelo nome de Ciaga, foi autuado em flagrante pelo uso indevido da faixa de rádio destinada à força naval.

A faixa - de uso exclusivo para alerta de socorro e salvamento marítimo - era invadida pelo rapaz, que atrapalhava a linha zombando e instigando outros cidadãos a se comunicarem com ele indevidamente no mesmo canal.

FONTE: JORNAL O DIA