sexta-feira, 17 de abril de 2009

Jundiaí/SP: Lei 462 torna obrigatória a instalação de aquecedores solares nas novas edificações da cidade


Mais uma importante cidade do país já tem sua lei solar. Em Jundiaí, assim como acontecido em Ribeirão Preto, a Câmara de Vereadores promulgou em Novembro de 2008 e de forma assertiva a Lei 462 que torna obrigatória a instalação dos aquecedores solares nas novas edificações residências, comerciais e industriais da cidade. O caso da cidade de Jundiaí não é o primeiro no qual a câmara rejeita o veto do Prefeito e publica a lei.Entenda o processo: se um determinado projeto de lei é aprovado, ele é enviado para sanção do Prefeito. Quando vai a sanção, o projeto pode ser vetado pelo Prefeito, no todo ou em parte. Se isso ocorrer, caberá ao Legislativo examinar o veto, dentro de um prazo estabelecido na Lei Orgânica. Derrubado o veto, o Prefeito disporá também de um prazo para sancionar a nova lei. Se ele não o fizer, caberá ao presidente da Câmara promulga - lá.Agora a Iniciativa Cidades Solares vai mobilizar diferentes setores da sociedade para regulamentar e monitorar o cumprimento da lei, comenta Carlos Faria, coordenador da Iniciativa.


Faça cumprir a lei. Seja um fiscal do Sol em sua cidade.

Campanha do Inverno 2009: chegou a hora de ajudar quem mais precisa

A queda de temperatura registrada nos últimos dias é uma grande oportunidade para as pessoas praticarem a solidariedade. Para tanto, basta contribuir com a Campanha do Inverno 2009, que está sendo desenvolvida pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss) com o objetivo de arrecadar agasalhos, cobertores e roupas em geral, para serem doados à população dos núcleos mais pobres. Iniciada no dia 3 de abril, a campanha segue até junho e as doações chegam à população através das lideranças comunitárias, que possuem cadastro no Fundo Social, para serem atendidas durante todo o ano, através da Rede Permanente de Solidariedade.Para colaborar, não é necessário fazer uma doação volumosa. Para a presidente do Fundo Social, Maria Rita Haddad, qualquer pessoa pode fazer a diferença. “Cada um que estiver colaborando vai ajudar a somar e, com isso, vamos atingir nossos objetivos, de oferecer não só um agasalho ou um cobertor às pessoas necessitadas, mas também muito calor humano”, comenta.
O próprio Fundo Social é um dos maiores colaboradores da campanha, pois as voluntárias da oficina de costura oferecem seu trabalho na produção de agasalhos infantis. No dia do lançamento da campanha deste ano já havia mais de 200 conjuntos. Eles são produzidos com tecidos que também são doados por tecelagens da cidade e a qualidade dos agasalhos chama a atenção, pois são peças muito bem acabadas. “As crianças ficam muito contentes quando ganham um agasalho como esse”, fala a presidente.
A Campanha do Inverno 2009 segue até o dia 30 de junho. As pessoas podem contribuir com aquilo que puderem, sendo prioridades roupas infantis. Não é preciso ser uma peça nova, mas é necessário que esteja em bom estado, como recomenda Maria Rita. O Fundo Social fica na rua Zacarias de Góes, 550, Centro. O telefone, para mais informações, é 4522-7860.

Fonte: PMJ

Vacinação de idosos contra Influenza começa no dia 25

Tem início no dia 25 de abril a Campanha de Vacinação contra Influenza, dirigida a idosos com mais de 60 anos. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 36.500 pessoas da população alvo estimada em 45.630 idosos. Em 2008, receberam a dose 28.593 dos 38.147 munícipes com mais de 60 anos, ou seja, 77,09% do população. De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, Maria Carolina Vincoletto Rosa, a intenção neste ano é atingir a meta do Ministério de Saúde, que é vacinar pelo menos 80% do público alvo. A campanha tem início no Dia de Mobilização Nacional, 25 de abril, que é a data estabelecida pelo Ministério da Saúde e, nesse dia, especificamente, o atendimento será feito também em alguns pontos alternativos, como os supermercados Russi (Agapeama, Retiro, Hortolândia e Ponte São João), Boa (Colônia e Vila Hortolândia), Paulistão e Coopercica da Vila Rio Branco, das 8 às 17 horas. Quem estiver no Centro poderá procurar o posto que será montado no calçadão, em frente à Casa de Cultura, das 9 às 12 horas. No período da tarde, as equipes estarão no baile da 3ª Idade do Criju, das 14 às 17 horas.



Campanha continua nas UBS



Os idosos que não puderem comparecer aos postos disponibilizados no dia 25 devem procurar, depois, a UBS mais próxima da sua residência, portando o cartão de vacinação ou o RG. Nos dias úteis, a vacinação acontece nos postos e no Centro, em frente à Casa da Cultura, das 9 às 16 horas. No caso de pessoas que se encontram acamadas, essas também poderão receber a vacina e, em caso de não puderem se deslocar, elas devem fazer contato com a UBS e agendar a vacinação em casa”, explica.



Vacina é importante



Os idosos precisam aderir à campanha e se conscientizar do resultado positivo da vacina. A gerente da Vigilância comenta que, infelizmente, ainda existem tabus, mitos de que a vacina causa doença. “Há uma grande confusão do resfriado que são espirros, coriza, com a gripe que causa febre alta, derruba na cama e pode trazer graves complicações como a pneumonia e até mesmo levar à morte”, alerta a gerente Maria Carolina. Segundo ela, a dose deve ser tomada anualmente, pois a composição das vacinas sofre alterações a cada ano. São escolhidos três tipos de vírus que podem causar mais danos. O medicamento é produzido no início de cada ano, com pedaços de vírus mortos e estimula o organismo a desenvolver resistência. A vacina é extremamente segura e não tem contra-indicação ou efeito colateral.



Fonte: PMJ