sexta-feira, 17 de abril de 2009

Vacinação de idosos contra Influenza começa no dia 25

Tem início no dia 25 de abril a Campanha de Vacinação contra Influenza, dirigida a idosos com mais de 60 anos. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 36.500 pessoas da população alvo estimada em 45.630 idosos. Em 2008, receberam a dose 28.593 dos 38.147 munícipes com mais de 60 anos, ou seja, 77,09% do população. De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, Maria Carolina Vincoletto Rosa, a intenção neste ano é atingir a meta do Ministério de Saúde, que é vacinar pelo menos 80% do público alvo. A campanha tem início no Dia de Mobilização Nacional, 25 de abril, que é a data estabelecida pelo Ministério da Saúde e, nesse dia, especificamente, o atendimento será feito também em alguns pontos alternativos, como os supermercados Russi (Agapeama, Retiro, Hortolândia e Ponte São João), Boa (Colônia e Vila Hortolândia), Paulistão e Coopercica da Vila Rio Branco, das 8 às 17 horas. Quem estiver no Centro poderá procurar o posto que será montado no calçadão, em frente à Casa de Cultura, das 9 às 12 horas. No período da tarde, as equipes estarão no baile da 3ª Idade do Criju, das 14 às 17 horas.



Campanha continua nas UBS



Os idosos que não puderem comparecer aos postos disponibilizados no dia 25 devem procurar, depois, a UBS mais próxima da sua residência, portando o cartão de vacinação ou o RG. Nos dias úteis, a vacinação acontece nos postos e no Centro, em frente à Casa da Cultura, das 9 às 16 horas. No caso de pessoas que se encontram acamadas, essas também poderão receber a vacina e, em caso de não puderem se deslocar, elas devem fazer contato com a UBS e agendar a vacinação em casa”, explica.



Vacina é importante



Os idosos precisam aderir à campanha e se conscientizar do resultado positivo da vacina. A gerente da Vigilância comenta que, infelizmente, ainda existem tabus, mitos de que a vacina causa doença. “Há uma grande confusão do resfriado que são espirros, coriza, com a gripe que causa febre alta, derruba na cama e pode trazer graves complicações como a pneumonia e até mesmo levar à morte”, alerta a gerente Maria Carolina. Segundo ela, a dose deve ser tomada anualmente, pois a composição das vacinas sofre alterações a cada ano. São escolhidos três tipos de vírus que podem causar mais danos. O medicamento é produzido no início de cada ano, com pedaços de vírus mortos e estimula o organismo a desenvolver resistência. A vacina é extremamente segura e não tem contra-indicação ou efeito colateral.



Fonte: PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário