segunda-feira, 18 de julho de 2011

Anatel autoriza licitação para direito de exploração de satélite brasileiro

O Conselho Diretor da Anatel autorizou, em sua 613ª reunião, a abertura de procedimento licitatório, na modalidade de concorrência pública, para conferir direitos de exploração de satélite brasileiro para transporte de sinais de telecomunicações.

Até quatro novos satélites brasileiros poderão entrar em operação nos próximos cinco anos, ocupando posições orbitais em coordenação ou notificação em nome do Brasil ante a União Internacional de Telecomunicações (UIT).

A nova licitação possibilitará aumentar a capacidade satelital brasileira para atender as atuais demandas no setor e aquelas antecipadas em função de grandes eventos, tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, entre outros projetos.

O edital de licitação para conferir direito de exploração de satélite brasileiro estará disponível para consulta na página da Anatel em 19 de julho. Para participar da licitação, os interessados devem adquirir o edital com a Comissão de Licitação, situada no 9º andar do Bloco E, Quadra 6, Setor de Autarquias Sul, Brasília - DF, a partir do dia 19 de julho de 2011, nos dias úteis, no horário de 9h às 12h e de 14h às 16h.

Nesta licitação, além das posições orbitais e faixas de frequências não planejadas, as interessadas poderão escolher posições orbitais e faixas de frequências associadas aos planos dos Apêndices 30, 30A e 30B do Regulamento de Radiocomunicações da UIT.

Os satélites deverão cobrir 100% do território brasileiro e dedicar parte da capacidade para atender o mercado brasileiro. Os direitos de exploração serão conferidos por 15 anos, prorrogáveis uma única vez. Uma mesma empresa poderá obter até dois dos quatro direitos licitados.

O edital de licitação para o direito de exploração de satélite brasileiro foi objeto da Consulta Pública n.° 10, de 15 de fevereiro de 2011

Fonte: www.anatel.gov.br

Satelite ARISSAT-1 será ligado dia 30 de julho 2011




Durante a tele conferencia internacional da ARISS Sergey Samburov, RV3DR, noticiou a todos que o satélite ARISSAT-1 estará com suas baterias carregadas até o final do mês de julho de 2011. Segundo Samburov testes serão realizados, com o satélite a bordo da Estação Espacial Internacional, iniciando as 19:15 UTC do dia 30 de julho de 2011 e as 12:00 as 14:00 horário UTC do dia 31 de julho de 2011.

O satélite transmitira sinais na frequência de 437.550 MHz e mais informações sobre modos utilizados serão postadas para todos nos sites de Radioamadorismo.

Sergey Samburov lembrou que todos estamos aguardando o lançamento do satélite ARISSAT-1/KEDR que será colocado em sua orbita pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.

MAURICIO BERALDO PY4MAB

Apagão de Parabólicas










Grandes redes de televisão afirmam que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pode provocar um apagão de 22 milhões de antenas parabólicas residenciais espalhadas pelo país, informa reportagem de Elvira Lobato para a Folha.

A agência vai autorizar o uso das frequências de 3,4 a 3,6 gigahertz (GHz) para oferta de banda larga e de telefonia fixa e celular pela tecnologia de transmissão sem fio Wimax. As parabólicas usam a faixa de frequência contígua, de 3,62 GHz a 3,8 GHz.

A Globo e a Record testaram os equipamentos e constataram interferência na recepção dos canais de TV pelas antenas parabólicas e nas transmissões entre as chamadas cabeças de rede e suas afiliadas e retransmissoras.

Ontem, depois de duas rodadas de negociações com as empresas, a Anatel decidiu encomendar testes de campo antes de publicar o edital de venda das licenças.

Segundo o conselheiro da Anatel Jarbas Valente, se forem confirmadas as queixas das emissoras, o governo vai buscar uma solução técnica antes de iniciar a licitação, que deve ocorrer neste ano.

Fonte: Folha Online