segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

GM quer ´jipes de guerra´ no patrulhamento da Serra

A Guarda Municipal vai destinar uma parte da verba recebida do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) para a compra de três veículos especialmente concebidos e planejados para patrulhar e defender a reserva ambiental da Serra do Japi. O objetivo é coibir os crimes ambientais.


Os homens responsáveis pelo patrulhamento na Serra do Japi vão ganhar verdadeiras máquinas de guerra para ajudar no combate ao crime ambiental. Isso porque a Guarda Municipal de Jundiaí vai se beneficiar com uma verba repassada através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, desenvolvido pelo Ministério da Justiça). Já anunciado pelo prefeito Miguel Haddad (PSDB), o Pronasci vai destinar pouco mais de R$ 1,8 milhão ao município. Deste total, uma parte será utilizada na compra de três veículos especialmente planejados e adaptados para atuação nos terrenos acidentados da Serra do Japi. Outro tanto será utilizado na reativação de um projeto de Guarda Comunitária - os ´Anjos da Guarda´.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Giacomelli Stel, o Jacó, não confirmou - mas o modelo a que ele se referiu deve ter características semelhantes a um jipe do Exército, denominado "Marruá". O carro foi concebido para ser viatura militar, podendo transportar até 500 quilos, com tração nas quatro rodas. O jipe nasceu em 2003, tem a marca Agrale e foi desenvolvido, originalmente, baseado em um projeto da extinta fábrica Engesa - que faliu no início dos anos 90. O custo do veículo é estimado em R$ 100 mil. Os planos da Guarda Municipal para o patrulhamento da Serra do Japi incluem a aquisição de dois veículos semelhantes ao Marruá - e ainda de uma terceira viatura. Este outro carro teria característica diferente, provavelmente com cabine dupla e ainda uma carroceria para transporte dos diversos equipamentos necessários ao patrulhamento.
Consórcio - A preocupação com a vigilância da Serra do Japi é algo que já foi manifestado em diversas ocasiões pelo prefeito Miguel Haddad. Em junho de 2009, Miguel assinou (com os prefeitos de Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus) termo de acordo que estipulava a criação de um consórcio intermunicipal de proteção ambiental do Japi. O prefeito esclarece que são duas providências totalmente distintas. "O Consórcio Intermunicipal da Serra do Japi é um projeto ousado, que envolve diversas prefeituras e ainda está caminhando para se concretizar. Mas não tem nada a ver com o Pronasci, que foi fruto do trabalho exclusivamente de Jundiaí, visando ampliar a vigilância e a fiscalização na Serra do Japi - o que, agora, poderá ser feito graças a essa verba do Governo Federal".
Posto de observação - Além da compra de viaturas especialmente adaptadas para o patrulhamento pelas trilhas, cachoeiras, mata fechada, montes - e até mesmo pelo ponto mais alto do Japi, a 1.250 metros de altura, o comandante da GM informa, ainda, que o planejamento prevê a construção de uma guarita no principal acesso à Serra. Seria uma espécie de "casa na árvore" muito bem estruturada. "A ideia é que possamos ter neste local (construído em alvenaria) um excelente posto de observação e de fiscalização, podendo acionar por rádio as viaturas que estiverem em patrulhamento, quando for necessário para apoiar qualquer espécie de ocorrência", conta Jacó.Dos planos da Guarda Municipal para a Serra do Japi fazem parte, ainda, outras providências: a principal talvez seja a limpeza (e a manutenção) das estradas de terra que cortam a mata. "Mantendo as estradas em boas condições, podemos apoiar com mais eficiência todas as ocorrências", avalia Jacó.
Guarda comunitária - A Guarda Municipal também deposita suas fichas num projeto de policiamento comunitário - que já está sendo implantando, de forma gradativa, no Caxambu, através dos GMs que atuam no projeto ´Anjos da Guarda´. O bairro foi escolhido por atender uma série de parâmetros: é distante do Centro, tem inúmeras saídas (que podem ser utilizadas como ´rotas de fuga´ pelos criminosos) e mistura uma grande densidade populacional à presença de um comércio rico e diversificado.