terça-feira, 23 de junho de 2009

Registrado mais um caso de gripe suína em Jundiaí




Mais um caso de gripe suína (influenza A H1N1) foi confirmado ontem de manhã em Jundiaí. Trata-se de uma mulher de 34 anos que foi para o Chile. Até sexta-feira somente o caso de uma mulher que viajou para a Argentina havia sido confirmado. A Secretaria de Saúde de Jundiaí aponta mais dois casos suspeitos - de uma pessoa que viajou para a Argentina e outra que teve contato com uma das duas pessoas contaminadas. A pasta divulgará boletins diários sobre o estado da doença na cidade. No Brasil, foram confirmados ontem mais 25 casos, totalizando 240 pessoas contaminadas.
O segundo caso de gripe suína em Jundiaí foi confirmado pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí. Os dados sobre sexo e idade do doente não foram liberados pela secretaria municipal. A informação de que se trata de uma mulher de 34 anos foi passada pelo Hospital das Clínicas da Unicamp, onde a paciente foi atendida no dia 18 e liberada no mesmo dia. De acordo com Maria do Carmo da Possidente, da Vigilância Epidemiológica, o inverno facilita o contágio da doença. "O frio faz com que as pessoas prefiram ambientes fechados, sem ventilação, fatores que favorecem a contaminação", analisa.
Além dos dois casos confirmados e dos dois suspeitos, outras 30 pessoas estão sendo monitoradas por terem tido contato com os pacientes. As 60 pessoas que estavam sob vigilância por terem contato com o primeiro caso anunciado na cidade foram liberadas na manhã de segunda-feira. Ninguém do grupo apresentou sintomas.
O tipo de monitoramento varia de acordo com cada caso, seguindo o protocolo determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o protocolo, que está na versão IV, se houve exposição durante o período de transmissão da doença (um dia antes e até sete dias após a data de início dos sintomas do caso suspeito ou confirmado) e se esta exposição ocorreu durante viagem internacional ou na comunidade, os casos são passíveis de monitoramento.
Crianças menores de 12 anos de idade infectadas podem eliminar o vírus da influenza desde um dia antes até 14 dias após o início dos sintomas. Em São Paulo, três escolas particulares anteciparam o início das férias por causa da gripe suína. Em Jundiaí, a Prefeitura descartou a hipótese de antecipar as férias. De acordo com nota enviada pela assessoria, "a cidade não está em situação crítica e vem seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde".


LUCIANA MULLER