terça-feira, 5 de maio de 2009

GPS-Sistema de Posicionamento Global




O Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS (do acrónimo/acrônimo do inglês Global Positioning System), é um sistema de posicionamento por satélite americano, por vezes incorretamente designado de sistema de navegação, utilizado para determinação da posição de um receptor na superfície da Terra ou em órbita. Existem atualmente dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite; o GPS americano e o Glonass russo; também existem mais dois sistemas em implantação; o Galileo europeu e o Compass chinês.


O sistema GPS foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, DoD, para uso exclusivo militar. Atualmente é aberto para uso civil gratuito, requerindo apenas um receptor capaz de captar o sinal emitido pelos satélites.
O DoD fornece dois tipos de serviços GPS: Standard e Precision.


O sistema está dividido em três partes: espacial, de controlo e utilizador. O segmento espacial é composto pela constelação de satélites. O segmento de controlo é formado pelas estações terrestres dispersas pelo mundo ao longo da Zona Equatorial, responsáveis pela monitorização das órbitas dos satélites, sincronização dos relógios atómicos de bordo dos satélites e actualização dos dados de almanaque que os satélites transmitem. O segmento do utilizador consiste num receptor que capta os sinais emitidos pelos satélites. Um receptor GPS (GPSR) descodifica as transmissões do sinal de código e fase de múltiplos satélites e calcula a sua posição com base nas distâncias a estes. A posição é dada por latitude, longitude e altitude, coordenadas geodésicas referentes ao sistema WGS84.



Curiosidades:


Cada satélite GPS transmite dois sinais de rádio, sendo um para uso civil, divididos em código C/A, que é utilizado nos GPS de navegação e para posicionamento global, de frotas, etc.(menos preciso), e fase da portadora, no qual subdivide-se em L1 e L2, no qual é possível alcançar e obter valores de coordenadas mais precisos de todos, porém, é através de pós-processamento (pode-se chegar a precisões e acurácias centimétricas, é utilizado em trabalhos de cartografia e levantamentos topográficos e geodésicos). E outro mais preciso que o C/A para a obtenção de coordenadas instantâneas, chamado de código P, sendo esse último com um código secreto usado somente pelos militares americanos, no qual a precisão é decimétrica.[1]
Actualmente há dois países onde o aparelhos receptores de GPS são proibidos, a Coreia do Norte e a Síria. O Egipto levantou a proibição em Abril de 2009[2].

ONIBUS ESPACIAL SEGUE PARA O ESPAÇO DIA 11 DE MAIO DE 2009


Os controladores e engenheiros da NASA concluíram na ultima terça-feira as preparações e ajustes finais para o vôo do ônibus espacial Atlantis que levará em seu interior os astronautas da missão STS-125 que efetuarão reparos no telescópio espacial Hubble. O comandante da missão STS-125 Scott Altman e mais seis astronautas seguirão rumo ao telescópio Hubble no dia 11 de maio de 2009 saindo da base de lançamentos da NASA no Kenneth Space Center na Florida. Com a missão de efetuarem reparos no telescópio espacial Hubble os astronautas da missão STS-125 permanecerão 11 dias no espaço e efetuarão cinco saídas para reparos no Hubble. Esses reparos no telescópio aumentarão sua vida útil e ele poderá ser utilizado até o ano de 2014 quando necessitara de novos reparos para continuar funcionando perfeitamente.


Os astronautas da missão STS-125 serão:


• Comandante Scott Altman

• Piloto Gregory C. Johnson

• Andrew Feustel

• Michael Good

• John Grunsfeld

• Megan McArthur

• Mike Massimino


MAURICIO BERALDO PY4MABPy4mab@amsat.org