quinta-feira, 7 de maio de 2009

CURIOSIDADE-Aprenda como funciona uma Repetidora


Como Funciona uma repetidora


Pôr: PY5UHL


Comparada com comunicações simplex, comunicações através de estações repetidoras nos permite alcançar distância muitos maiores. Normalmente as repetidoras estão localizadas em topos de montanhas ou em outros locais elevados, operando com uma potência de saída muito maior que uma estação fixa ou móvel. Esta combinação de elevação e alta potência irradiada geralmente elevada resulta em comunicações sobre distâncias consideráveis.
Repetidoras são, geralmente, instaladas e mantidas por clubes de radioamadores, e durante emergências podem ser de grande valor.


Composição de uma repetidora


Uma estação repetidora é composta de um receptor, um transmissor, um sistema irradiante (antena e duplexador/cavidade ressonante) e uma placa controladora.
Os exemplos a seguir serão todos da faixa de VHF, mas vale para qualquer outra faixa (50Mhz, 220 Mhz, 440 Mhz, 1.2 Ghz, etc.) desde que opere em FM (freqüência modulada).
Funcionamento
O funcionamento de uma estação repetidora é relativamente simples. No alto da montanha um receptor sintonizado em 147.930 (entrada da repetidora) recebe o sinal do móvel ou base, envia o áudio desse sinal para a placa controladora que por sua vez o envia para o transmissor que opera em 147.330 (saída da repetidora). O interlocutor (outra estação móvel ou fixa) recebe o sinal retransmitido em 147.330 Mhz.


Placa controladora


A placa controladora tem a finalidade de "perceber" que o receptor recebeu um sinal e ativar o transmissor automaticamente. Quando o sinal desaparece da entrada da repetidora, a controladora mantém o transmissor por um tempo no ar ( o conhecido rabicho/rabo/tail ) e emite um beep ( conhecido como beep de cortesia ), que tem por finalidade avisar aos integrantes da rodada que a transmissão foi terminada e que outra pessoa pode iniciar sua transmissão.
A controladora também executa outras atividades como: transmitir identificação de tempos em tempos ( voz ou cw ), limitar o tempo de retransmissão ( time out ) para que todos tenham chance de falar, e finalmente receber e responder a comandos remotos de ligar e desligar a repetidora.


Subtom


Montar repetidoras em morros muito altos podem nos trazer a vantagem do maior alcance, mas geralmente nos trazem outros problemas também. Esses locais elevados normalmente já são ocupados por estações repetidoras de outros serviços, como de emissoras de televisão e rádio de FM. Essas emissoras operam com uma potência muito alta, na ordem de milhares de watts, e isso pode causar interferências em todo espectro de rádio. Essas interferências as vezes alcançam a entrada da repetidora ( mesmo se utilizando filtros e duplicadores ),fazendo com que ela entre e saia do ar constantemente, incomodando os usuários que mantém escuta.
Uma maneira de controlar esse problema é instalando na repetidora um decodificador de subtom. Subtom é um sinal sub-audível (67.0 a 250.0 Hz) que é transmitido junto a modulação do rádio. Quando esse sinal é "percebido" pelo decodificador, este envia um sinal para a controladora de que a repetidora pode ser acionada. Com isso, evitamos que ela fique entrando e saindo do ar sempre que uma interferência chega a entrada da repetidora. A desvantagem do subtom é que existe um atraso na decodificação desse sinal, dando a impressão de que a repetidora é menos sensível.
Essa é uma pequena descrição de funcionamento de uma estação repetidora básica. Na realidade uma estação repetidora pode ser bem mais complexa que isso, podem haver entradas de link e muitas outras variações que só vão depender do conhecimento e imaginação de quem as instala e mantém.