quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PRIMEIRA DX EXPEDIÇÃO DE BICICLETA - LONGA DISTÂNCIA LOW POWER EM HF NO BRASIL - 490Km


Primeira DX expedição solo de bicicleta realizada no Brasil com PY2CDR, partindo de Bertioga - São Paulo com destino a Copacabana Rio de Janeiro.

O diferencial nessa expedição de mais de 500Km, é que o ciclista operou um transceptor se comunicando com radioamadores do mundo inteiro. 
O ciclismo vem se destacando globalmente como solução viária e porque não unir dois hobbies? O transporte mecanizado mais rudimentar unido a comunicação tecnológica mais elementar.
... A bicicleta é o primórdio da locomoção pessoal e o veículo mais utilizado no planeta e o rádio foi o primeiro passo da telecomunicação de voz sem fio.
Ciclismo e radioamadorismo tem ajudado no deslocamento e comunicações nas catástrofes em todo mundo formando a união das duas tecnologias mais disseminadas dos nossos dias, porém, em seu estado mais puro e primitivo e ainda assim, atual e arrojado.
Com excelência e eficiência por não depender de combustível na locomoção e nem de serviços externos, bastando apenas ao transceptor uma antena simples e uma pequena fonte de energia que pode ser inclusive, solar ou mecanica (dinamo) combinado com baterias.

A saída ocorreu por volta de 9hs da manhã da Riviera São Lourenço - Bertioga São Paulo - E a chegada em Copacabana - RJ às 11hs15 totalizando 525Km




 Fonte: www.grupocdr.com.br 

Asteroide vai passar muito próximo da Terra em 15 de fevereiro

Um asteroide vai passar bastante próximo da Terra na próxima semana, porém não há chances de a rocha espacial atingir o planeta, de acordo com cientistas. Batizado de 2012 DA14, a pedra de 45 metros de largura vai passar a uma distância de 27,7 mil quilômetros no dia 15 de fevereiro - uma distância menor do que a mantida por satélites de comunicação na órbita terrestre. Apesar de o voo ser o mais próximo já registrado para um asteroide desse tamanho, não há razão para temer.
A agência espacial americana vai fazer uma entrevista coletiva sobre o fato na quinta-feira. O 2012 DA14 foi descoberto por astrônomos há um ano. O asteroide será visível até mesmo através de binóculos e pequenos telescópios, especialmente na Ásia, Austrália e Europa Oriental. Apesar de não haver risco para os humanos, é possível que a rocha impacte algum satélite ou veículo espacial. A chance, no entanto, é pequena, segundo a Nasa.
Veja mais em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/asteroide-vai-passar-muito-proximo-da-terra-em-15-de-fevereiro,e050f41864aac310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html