sexta-feira, 12 de abril de 2013

Regulagem das Cavidades 6 elementos



Como regular as cavidades de sua repetidora sem equipamentos caríssimos.

Quando adquirimos um filtro de cavidade, ele já vem calibrado de fábrica na frequência correta. Mas nem sempre ele funciona corretamente no local onde será instalado, principalmente se já existem varias frequências em atividades , então precisamos calibrar os filtros no local, para que as frequências que estão funcionando não afetem os filtros, mascarando a recepção e transmissão.

Primeiramente precisamos de uma boa antena, se possível calibrada na frequência desejada, para que não haja perdas, um bom cabo de condução RF e conectores de qualidade, um simples HT ( que tenha potencia em mili watts ),e um IC-2200H  para a regulagem dos filtros . Obs: IC-2200 H é um radio mais  apropriado pois sua recepção é bem sensível.

Fazendo a regulagem:

1 º- Ligue o IC-2200h diretamente no cabo Rf, que vem da Antena de TX e RX  da repetidora        (até então esqueça as cavidades), com o auxilio de outra pessoa, com um HT com a mínima potencia possível ,peça a ela que vá se distanciando, o máximo do local do repetidor, com o Ht em TX , e vá  observando quando o seu sinal chega o mais fraco possível, no radio que esta conectado a antena do repetidor ( vá se comunicando através de outro HT, com esta pessoa em outra frequência, bem distante da que esta sendo calibrada, para que você obtenha o mínimo de sinal possível ).

Quando você conseguir, um sinal em seu receptor IC-2200H  “BUSY”  mas com sinal de áudio compreensível , peça a pessoa que esta transmitindo com o HT ( não mova mais o HT de posição, em hipótese alguma para que não haja alteração de sinal)

Agora, obtendo um sinal BUSY em seu receptor, coloque os filtros de cavidades  (no caso 6 Filtros)  “ três RX e três TX “ (duas ou quatro cavidades mesmo procedimento)

A – Desligue todos os filtros, separando os filtros de TX do RX  ( não esqueça de marcar os filtros ,lado Saída Antena e Lado entrada Radio ) para que você, não inverta a entrada do filtro,com a saída ) 

B – Agora separados os filtros TX do RX  , vamos calibrar o RX  (obs: os filtros RX tem que ser desligados um do outro e calibrados um por vez )

4º  Na extremidade de cada filtro existe uma roldana de regulagem , faça uma marca  inicial de regulagem em todas as roldanas ( para que você possa voltar, na regulagem inicial caso haja necessidade )

5º  Ligue o IC-2200 H  no primeiro filtro ( sentido entrada da antena ) veja se o sinal que esta chegando, “ é o mesmo quando o radio estava ligado diretamente na antena “.

A – “Caso não” esteja passando sinal , vá girando  a roldana do filtro, que esta sendo regulado, em sentido horário,  até obter o mesmo sinal,  de quando o radio estava ligado diretamente na antena.
OBS:  marque sempre quantas voltas ,você esta dando na roldana,  caso não obtenha sinal, girando a roldana no sentido “horário” ,volte na posição  original marcada, e gire a roldana no sentido “anti –horário” até obter sinal , ( faça este mesmo procedimentos nos outros  dois filtros ) no caso 6 filtros. *Atenção fazer esta regulagem bem devagar pois e bem sensível  e no máximo duas voltas.

B- Após fazer a regulagem, filtro por filtro, religue os filtros RX novamente um no outro e faça o teste de recepção ,com os três filtros ligados juntamente  ( deixe os de TX  Desligados  ) após obter um bom sinal de RX  vamos regular o de TX ( faça esta regulagem sempre com o menor sinal obtido possível )

C- Caso haja necessidade, de regulagem, dos três filtros juntos, para obter uma boa recepção  Faça regulando os  três na mesma proporção  ( caso haja necessidade ).

Regulando o TX

Agora vamos regular o TX , com o mesmo sinal obtido pelo HT,  ligue sua repetidora e faça o mesmo procedimento nos filtros de TX
 Obs; Fazer a regulagem filtro por filtro  TX .

1º  Com a repetidora ligada  nos filtros de RX , faça a ligação do primeiro filtro de TX ( agora no sentido Radio a antena )

           A - Peça para a pessoa que esta com o Ht, transmita na frequência  * atenção: ela tem que estar na mesma posição e potencia de regulagem que estava desde o inicio  OK.

           B Caso esteja mascarando o RX  faça o mesmo procedimento na regulagem da roldana girando no sentido horário até obter TX ( passando o mesmo sinal que esta chegando no RX) caso não obtenha sinal de TX , volte a posição inicial e faça o procedimento no sentido anti-horario. ( atenção máximo duas voltas)

             C- Após feita a regulagem, filtro por filtro TX , faça a ligação de todos os filtros  RX e TX juntos e verifique se esta tudo OK .

            D- Caso ainda esteja mascarando o RX  de uma pequena palitada nos três filtros de TX juntos ( lembre-se, palitar os três na mesma proporção, e é bem sensível )  Não mexa mais no RX.
*    " Não mecha no stub capacitivo de regulagem laterais das cavidades "

Atenção : caso seus filtros, estejam totalmente desregulados, você terá que regula-los  com o fabricante, para ter um parâmetro de inicio .
  
Após nove anos de repetidora no ar, conseguimos um excelente rendimento com estes parâmetros de regulagem, não só na de VHF como também na  UHF.

Boa sorte   PY2JV Marco

Forte explosão solar deve atingir a Terra neste sábado