terça-feira, 2 de agosto de 2011

RADIOAMADORISMO E RADIOAMADORES
GRASNADORES E QUEBRA- VENTOS





Grasnadores e Quebra-Ventos


A cada época de migração, é comum se ver os gansos selvagens através do céu em sua formação em "V". O propósito e o valor de tal plano de vôo pode ser resumido assim:
Os gansos formam uma verdadeira parede para bloquear o vento e reduzir o esforço geral do grupo para cortar os ares. O ganso que lidera o vôo enfrenta o vento com a cabeça para frente, fazendo com que o vento diminua sua força e cause menos turbulência em volta dos demais que o seguem. Os pássaros que voam atrás do líder enfrentam uma corrente de ar mais fraca, permitindo que voem mais tempo e mais longe.
Os líderes, voando contra o vento, nunca têm a energia para fazê-lo durante toda a jornada migratória. Um bando necessitando voar rápido para sobreviver, facilmente desgastaria um quebra-vento atrás do outro. Mas, a massa de pássaros sente o esforço dos quebra-ventos voluntários e usa seu método secreto que ajuda o ganso-líder a ficar mais tempo naquela posição...eles grasnam!
O grasnar não é para chamar atenção dos humanos, mas tem a intenção de expresar o reconhecimento e encorajamento àquele ganso que está enfrentando o vento por todos do bando. Quanto mais alto eles grasnam, tanto mais o líder se sente inspirado a continuar enfrentando o vento.
Quando o primeiro líder finalmente se cansa e abandona a posição para assumir outra, então o velho líder grasna para ajudar novos líderes a avançar para assumir a ponta. Junto, Grasnadores e Quebra-Ventos, todo o bando de pássaros voa em direção ao seu destino.
Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem de formação e o seguem, para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada os três ou juntando-se a outra formação, até encontrarem o seu grupo original.
Parece que esta história dos gansos em vôo poderia ser comparada aos trabalhos e atribuições que todos enfrentamos, individualmente ou em grupo.
Sobreviver significa adaptar-se às circunstâncias e obstáculos à medida em que estes ocorrem. Cada um de nós, em algum ponto do caminho se torna Grasnador ou Quebra-Vento. Para sobreviver, um depende do outro a fim de assegurar que nossos esforços, individuais e de equipe, sejam bem sucedidos e recompensadores.
Devemos nos lembrar de que exercitar a liderança significa demonstrar a habilidade de grasnar e de ser um Quebra-Vento, conforme o determinarem as situações. Isto é esperado de todos nós: ir em frente, mostrando o caminho mesmo quando o percurso parece pouco claro, difícil e perigoso.
Lendo esta menssagem ,parei para pensar...

Será que nós Radioamadores, somos ( Grasnadores e Quebra-Vento ) como os Gansos que tem como objetivo, chegar a um destino.

OU

Nos cansamos e abandonamos a liderança ,deixando os PITIMBADORES ( gansos doentes e machucados) distruirem nosso HOBBY.

O RADIOMADORISMO ESTÁ DE LUTO

Fotografia retirada do site: portalpatos.com
Nota:

Esta foto foi retirada no ultimo encontro de radioamadores na cidade de Caicó/RN.
Arquivo fotografico do Blog.
Tragédia tira a vida de um dos maiores idealizadores do radioamadorismo na cidade de Patos e enluta boa parte dos operadores das regiões que compreendem as QRGs. Elisbão Alves de Assis, 49 anos, morreu tragicamente em plena atividade, ao cair de uma Torre com aproximadamente 15 metros que montava na manhã deste domingo 31 por volta das 09h na cidade de Pombal.
A Torre pertence à Rádio Maringá daquela cidade e no momento “Bambão” como era carinhosamente apelidado pelos familiares e amigos concluía a manutenção. Conforme informações ele caiu preso ao cinto de segurança, juntamente com uma parte dos estágios da Antena.
Com a queda, ele se feriu, mas não perdeu o bom humor e em conversa com amigos, pediu inclusive, para ser fotografado. Elisbão foi imediatamente socorrido, inicialmente para o hospital de Pombal e em seguida transferido para Patos.
Ele se submeteu a uma cirurgia e foi constatado que alguns órgãos vitais foram atingidos com a violência da queda. Depois da tentativa dos médicos de salvar a vida dele e pós a intervenção cirúrgica o paciente teve complicações e não resistiu à gravidade dos ferimentos. Ele faleceu as 02h:10 na madrugada desta segunda-feira 01 de agosto.
Elisbão tinha como indicativo, PR7 BB

NOSSAS CONDOLÊNCIAS A FAMÍLIA DO NOSSO AMIGO RADIOAMADOR

(Grupo mantenedor Repetidora Terra da Uva Jundiaí S/P )

Fonte:portalpatos.com

Temperaturas voltam a cair (com sensação térmica de -17°C, região Sul registra neve)


A umidade associada a um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul propiciou a ocorrência de neve nos Estados da Região Sul na manhã desta terça-feira. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado (Ciram), pelo menos cinco cidades catarinenses, uma gaúcha e uma paranaense registraram queda de flocos de neve. Com os fortes ventos, a sensação térmica em Caxias do Sul (RS) chegou a -17°C.

Fonte:http://noticias.terra.comn.br

Concurso Verde-Amarelo CVA-DX - 20/08/2011


O Concurso Verde-Amarelo (CVA) é uma das mais importantes atividades radioamadorísticas do Brasil, encontrando-se, no corrente ano, na sua 52ª edição, o que implica em tradição e demonstração de proficiência ao longo de todos esses anos.

O CVA foi incorporado às comemorações da Semana do Soldado, por um Aviso Ministerial em 16 de junho de 1972, e tem como objetivos promover o congraçamento entre radioamadores e agremiações radioamadorísticas - civis e militares - e entrosar radioamadores nas atividades comemorativas da Semana do Soldado, divulgando os eventos referentes aos 25 de agosto e a imagem do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

MAIS INFORMAÇÕES NO LINK: http://www.craec.org/

Segundo Encontro D-STAR ( BH )


ACHO QUE ESQUECERAM DE ALGUEM
PU2??? OU SERÁ QUE ELE NÃO FOI!!!!!!!!

O surgimento da tecnologia digital no sistema de radiocomunicação




Acontecerá em Goiânia o 1º Workshop de Tecnologia de Radiocomunicação e Redes sem fio da Comunicativa Telecom em Goiás.

A palestra abordará mudanças no sistema de radiocomunicações em função do surgimento da tecnologia digital, e a possibilidade de integração com sistemas de gerenciamentos já utilizados, dando alternativas para a utilização dos equipamentos que utilizam esta tecnologia de uma forma antes não permitida pela analógica.

A Motorola, empresa com mais de 80 anos de existência em parceria com a Comunicativa Telecomunicações, esta com mais de 18 anos de mercado, mostram as tendências tecnológicas e como elas podem ajudar gerando agilidade e lucros na sua empresa.




Local: Comfort Suítes Flamboyant
Av. Jamel Cecílio, 3549 Jd. Goiás - Goiânia - GO - 74810-070
Data: 05 de agosto, às 14h00
O Workshop terá entrada franca. Inscrição telefone (62) 3225-0582 (Fabyola ou Michele)


Fonte: sargento Rosemário

Link original: http://www.pm.go.gov.br/PM/index.php?link=2&id=40445