quinta-feira, 27 de outubro de 2011

25 ANOS DO PROGRAMA ENCONTRO DX




Há 25 anos entrava no ar um programa de 30 minutos dedicado aos Dexistas e Radioescutas brasileiros, tendo como objetivo divulgar o mundo do dexismo.

No dia 1 de janeiro de 1.986 o Clube Dexista Globo DX, representado pelo dexista Raimundo Leonardo Bezerra, conseguiu junto a Rádio Aparecida , um espaço semanal aos sábados de 30 minutos, para apresentar o programa Encontro DX.

O Diretor da Rádio Aparecia na época o Padre Ronoaldo Pelaquim, que estava de partida para assumir o serviço brasileiro da Rádio Vaticano , prontamente aceitou a idéia.

Assim entrava no ar o primeiro programa do rádio brasileiro dedicado aos dexistas e aos radioescutas brasileiros, mas com sintonia em outros países, graças as ondas curtas e tropical da Radio Aparecida , conforme demonstram as cartas recebidas.

A partir dos anos 90, Cassiano Alves Macedo assume o programa e mesmo com o desaparecimento do Clube Globo DX, mantém o programa no ar, já com espaço para as demais clubes dexistas do Brasil.

No ano 2.000, o Encontro DX passa a contar com dois apresentadores , quando o conhecido dexista José Moura passa a fazer parte do programa.

A partir do dia 08 de novembro de 2.008, o espaço passou a contar com 60 minutos de duração, em virtude de uma mudança na grade da programação da Rádio Aparecida aos sábados.

Com essa mudança, o Encontro DX passou a ter os seguintes quadros: Contato onde são respondidas as cartas dos ouvintes, Mundo DX, onde são abordados temas relacionados especificamente sobre o dexismo e a radioescuta, Encontro DX entrevista, onde são entrevistados radiomadores, dexistas, comunicadores e demais pessoas que tenham uma relação com o mundo do rádio, O radio em revista, onde são abordados temas gerais sobre o mundo da radiodifusão,Arquivo do rádio, com áudios que fazem parte da história do rádio e o Memória musical com “flash back”.

Semanalmente participam do quadro Mundo DX os dois maiores clubes dexistas do Brasil, o DX Clube do Brasil e a Associação DX do Brasil.

Mensalmente há uma coluna dedicada a temas relacionados com o radioamadorismo, sob a responsabilidade do radioamador Leonas Keiteris – Py2MOK.

O programa pode ser ouvido em diversas emissoras de rádio do Brasil que entram em cadeia com a Rede Aparecida de Comunicação e também na Rádio Miami Internacional – WMRI, nas madrugadas de sábado para domingo ás 0300 horário UTC em 9..955 kHz.

Nesses 25 anos o programa entrevistou por volta de 160 pessoas entre dexistas, radioamadores, comunicadores das grandes emissoras internacionais e comunicadores do rádio brasileiro.

Com mil cento e sessenta e quatro programas inéditos colocados no ar, é o mais antigo programa em língua portuguesa, dedicado ao mundo ao dexismo e ao mundo da radiodifusão.

No dia 05 de novembro o Encontro DX apresentará um programa especial dedicado aos 25o da sua primeira edição, com a participação dos ouvintes pelo telefone, saudação dos demais participantes do programa e outros temas que estão sendo preparados.

Todos os que enviarem um informe de recepção via postal, com envelope selado e subscritado receberão um cartão QSL com um carimbo comemorando o 25º aniversário do programa.

Endereço para envio: Cassiano Macedo – Cx Postal, 14.547 – 03632-970 São Paulo SP/Brasil.

Assim ao longo desses 25 anos, o programa acredita que faz o seu papel divulgando uma cultura de paz e fraternidade entre as pessoas , através do rádio.



Cassiano Macedo

CQ MAGAZINE - Agora em português na Internet.





Informamos a todos os radioamadores e radioescutas que está no ar o site http://www.cqmagazine.com.br/ que será à partir de agora o site oficial da Revista CQ Radioamadorismo em português.

Com o passar do tempo o site será alimentado com o conteúdo das edições passadas, chamadas para edições futuras e, assim que o projeto se mostrar viável, será disponibilizado um espaço para a coleta de assinaturas online.

No dia 5 de Novembro de 2011 (dia do Radioamador) às 10 horas, no estande da CQ dentro da FENARCOM, teremos uma pequena e simples cerimônia de lançamento da nova revista, onde os visitantes poderão adquirir o exemplar número 1 da revista.

Os que preencherem um simples cupom que estará disponível na Fenarcom, concorrerão no encerramento do evento a uma assinatura anual da CQ Amateur Radio americana.

Convidamos a todos os colaboradores que tornaram esse projeto possível a estarem presentes nesse momento.


Erwin, PY2QI / KK4CGD