domingo, 4 de novembro de 2012

5 DE NOVEMBRO, DIA DO RADIOAMADOR BRASILEIRO


O GRUPO DE RADIOAMADORISMO JUNDIAÍ
A Diretoria da LABRE-SP deseja a todos os Radioamadores um feliz Dia do Radioamador.

O Dia do Radioamador, comemorado na data 5 de Novembro, foi fruto de árduo trabalho de pesquisa de um dos fundadores da LABRE-SP, o saudoso João Ramos Bacaratt, então titular da estação PY2AJ.

A fixação do dia 5 de novembro foi em razão de que, nessa data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicara o Decreto de nº. 16.657, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, e, até então, consideradas como clandestinas

O referido decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil, tirando-o da clandestinidade.

A data de 22 de outubro era festejada como Dia do Radioamador Brasileiro em virtude de que, nessa data, em 1934, fora realizada a sessão da assembléia geral dos radioamadores paulistas e cariocas, fundindo as duas entidades que existiam, transformando-as na LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

Ao longo de todos esses anos os Radioamadores mostraram e ainda mostram grande motivação, experiência e criatividade para aplicação de novas tecnologias nas telecomunicações.

PARABÉNS A TODOS RADIOAMADORES BRASILEIROS

Saudações Labreanas a todos.