quarta-feira, 7 de março de 2012

Expedições radioamadorísticas ao ASPSP " não são autorizadas "





A cada três anos, em média, o CNPq publica um Edital com vistas a selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, no âmbito do Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas no Edital, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade e demais informações necessárias. As seguintes áreas do conhecimento são, geralmente, abrangidas pelo Edital: geomorfologia, geoquímica, geofísica, petrologia, estrutura e geotectônica; circulação oceânica, interação oceano-atmosfera e clima e processos de enriquecimento local; dinâmica e contaminação da cadeia trófica; ecologia, comportamento e biodiversidade; recursos pesqueiros; impacto de ações antrópicas e recuperação de áreas degradadas.

Há, ainda, a possibilidade dos interessados apresentarem propostas de projetos diretamente à SECIRM, em qualquer época. Nesse caso, o projeto será submetido à avaliação quanto ao mérito científico e ambiental no âmbito do PROARQUIPELAGO e, sendo aprovado, não receberá qualquer tipo de apoio financeiro. Cabe ressaltar, também, que a formatação das propostas deve seguir os padrões estabelecidos pelo CNPq. As seguintes informações são obrigatórias:

- Identificação do proponente e demais participantes do projeto;

- Identificação da proposta

- Qualificação do principal problema a ser abordado;

- Objetivos e metas a serem alcançados;

- Metodologia a ser empregada;

- Principais contribuições científicas ou tecnológicas da proposta;

- Cronograma;

- Grau de interesse e comprometimento de empresas com o escopo da proposta, se for o caso; e

- Indicação de colaboradores ou parcerias já estabelecidas com outros centros de pesquisa.



Após a aprovação do projeto de pesquisa, será necessária a habilitação dos pesquisadores para integrar as expedições científicas para o ASPSP. Dessa forma, todos realizarão exames de saúde e treinamento especializado na Base Naval de Natal, em datas previamente divulgadas pela SECIRM. O treinamento constará de aulas práticas e teóricas com noções de: combate a incêndio; sobrevivência no mar; primeiros socorros; comunicações; operação e manutenção de bote inflável, além de palestras sobre Manutenção e Conservação da Estação Científica, a Vida na Estação Científica, Atividades de Mergulho, Procedimentos de Emergência, Socorro e Salvamento da Vida Humana no Mar e Comportamento Sócio-Espacial Humano.

ESTAÇÃO CIENTÍFICA

A Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo foi inaugurada em 25 de junho de 1998. Apesar de ter se mostrado adequada às intempéries da região, com o passar dos anos, o local onde a mesma foi implantada revelou-se vulnerável ao impacto frequente de fortes ondas. Tal fato justificou a construção de uma nova estação, a fim de garantir a permanência dos pesquisadores na área de forma ainda mais segura e confortável.

Nesse sentido, foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) um financiamento para a construção de uma nova Estação Científica. Em função das necessidades de projeto e a fim de atender condicionantes logísticos e financeiros, a instalação dessa nova Estação foi realizada em três etapas distintas:

- Construção das sapatas em concreto: realizada no período de 24 a 27 de julho de 2007;

- Montagem da casa: realizada no período de 26 de outubro a 05 de novembro de 2007; e

- Instalação dos equipamentos elétricos e hidráulicos: 14 a 25 de junho de 2008.

O projeto de construção foi coordenado pela SECIRM e levou cerca de dois anos para ser efetivamente concretizado. As consecutivas avaliações da primeira Estação permitiram o delineamento das diretrizes que nortearam os trabalhos, de forma que as soluções adotadas com sucesso no projeto inicial foram repetidas e, aquelas que não tiveram o comportamento esperado ou que foram submetidas a situações não previstas, foram substituídas ou aprimoradas. As etapas da construção envolveram diversas Organizações Militares da Marinha e Instituições de pesquisas:

- Comando do 3º Distrito Naval;

- Base Natal de Natal;

- Rebocador de Alto Mar Alte. Guilhem;

- Navio Patrulha Grajaú;

- Navio Patrulha Guaíba;

- Laboratório de Planejamento e Projetos da UFES;

- Laboratório de Produtos Florestais do IBAMA;

- Centro de Projetos de Energia Elétrica da ELETROBRAS; e

- EMBRATEL.

Compõem a nova Estação Científica: um alojamento para 4 pessoas; sala de estar;

laboratório; cozinha; banheiro; varanda; área para armazenamento de água potável; e uma edificação de apoio para o gerador de emergência e as baterias do sistema fotovoltaico. O local conta ainda, com um paiol de combustível; um píer para pequenas embarcações; e uma passarela ligando o píer à edificação principal.


A Estação Científica é ocupada por quatro pesquisadores civis que são substituídos a cada 15 dias. Embarcações fretadas pela SECIRM fazem o transporte desses pesquisadores e, para a segurança dos mesmos, permanecem nas imediações do Arquipélago em tempo integral. A Estação possui equipamentos de comunicações via satélite (Iridium), rádio (VHF e HF), internet e telefone público. Quadrimestralmente, são realizadas expedições ao Arquipélago com apoio de navios subordinados ao Comando do 3º Distrito Naval, visando efetuar a manutenção preventiva e corretiva nas edificações e equipamentos elétricos e eletrônicos.


Responsável na SECIRM:

Gerente do PROARQUIPELAGO
CC (T) Marco Antonio CARVALHO de Souza

Fonte:
http://www.mar.mil.br/secirm/proarq.htm#ante