quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mexico's cartels build own national radio system

CARTEL MEXICANO TINHA REDE COM MAIS DE 155 REPETIDORAS E 1.446 RÁDIOS TRANSCEPTORES




Cidade do México (AP) — Quando comboios de soldados ou a Polícia Federal se locomovia pelo cerrado no norte do México, o cartel Zetas sabia que eles estavam chegando. O alerta partia de um motorista de taxi ou de um vendedor ambulante, equipados com sofisticados HTs, e pagos para serem olheiros, conhecidos como falcões.

O sinal de rádio viajava para as entranhas do território árido, horas a pé da rodovia mais próxima. Lá, havia uma torre de 2,5m escondida entre os arbustos e pintada de verde para não ser notada. Um cabo enterrado no solo alimentava o sistema obtendo energia de placas solares. O sinal era repetido por uma poderosa rede de repetidoras distribuídas por centenas de quilômetros pelo interior do México.

Essa rede de comunicações clandestina permitia ao cartel coordenar a entrega das drogas, sequestros, extorsões e outros crimes, com uma eficiência e precisão de um moderno exército. O exercito do México e os Fuzileiros Navais começaram a atacar o sistema, apreendendo centenas de partes de equipamentos de comunicações em pelo menos três operações desde setembro, expondo uma surpreendente e sofisticada infraestrutura.

Segundo informações do governo Americano, os equipamentos, que iam desde torres profissionais a rádios portáteis, eram partes de uma única rede que até recentemente se estendia da fronteira dos EUA até o Golfo do México e Guatemala. A rede permitia que membros do cartel Zetas tivessem conversas criptografadas sem depender da rede oficial de telefonia celular, que é relativamente fácil de ser grampeada pelas autoridades e não dava cobertura até o interior do país.