terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Brasil não está preparado para administrar catástrofes naturais

Desde o final do ano passado, as chuvas castigam diversos Estados do Brasil, causando mortes e obrigando a milhares de pessoas a deixar suas casas.
No Brasil, as fortes chuvas estão a ser causadas principalmente pelo fenómeno El Nino, resultado do aquecimento das águas do Oceano Pacífico, com a consequente mudança dos padrões de vento na região.
As fortes chuvas que fustigam a região Sudeste do Brasil afectaram sobretudo a população de uma cidade no interior do Estado de São Paulo, São Luiz do Paraitinga, onde nove mil pessoas ficaram desalojadas.
As autoridade interditaram mais de 200 casas em Angra dos Reis, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, e vão proceder a demolições e reconstruções de habitações depois dos temporais que fizeram pelo menos 50 mortos nesta estância turística. A chuva intensa causou 85 mortos, desde 30 de Dezembro, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, estando o último a ser novamente assolado por muita chuva.
O governo federal brasileiro prometeu disponibilizar verbas com carácter de emergência para atacar problemas que estão na base de cheias e deslizamentos quando há chuva intensa. Algumas medidas são dragagem de rios, retirada de população de áreas de risco, drenagem e reflorestamento. O governo de Lula da Silva autorizou ainda que as famílias afectadas pelo mau tempo - sobretudo em Angra dos Reis e na zona da Baixa Fluminense na cidade do Rio de Janeiro -, possam usar poupanças que têm no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (fundo de pensões) para os esforços de reconstrução.

ST26ASC - Estação escoteira

Publicação: 4/1/2010
O Grupo Escoteiro do Mar de Khartoum, no Sudão, está operando a estação ST 26 ASC até o dia 28 de fevereiro de 2010 em comemoração a 26° Conferência Escoteira Árabe pela Paz e Unidade.
Atividade em 20m, SSB. QSL via ST2M.
Fonte: Orlando Perez Filho .·. PT2OP
Diretor de RadioamadorismoLABRE Nacional
Origem: LABRE Nacional

IC-706MkIIG - continua em produção

A produção do Icom IC-706 vai continuar, de acordo com um relatório anunciado nesta semana na Amateur Radio Newsline.

O relatório dizia:

Contrariamente ao rumores na Internet, a produção do popular IC-706Mk2G não parou. A noticia errada do "falecimento" do rádio veio de um relatório de noticias doWireless Institute of Australia que anunciou que o 706 já não era fabricado e que a Navcom Electronics apenas dispunha de 14 unidades em stock na Austrália.A Amateur Radio Newsline recebeu da ICOM América que a decisão de parar de vender o IC-706 foi provavelmente feita por alguém da ICOM Austrália. Deste lado do Pacífico a ICOM América diz que o IC-706MK2G continuará na linha de produtos da ICOM América.
O IC-706 foi introduzido há mais de doze anos atrás e foi desenvolvendo rapidamente o que poderá ser descrito como um culto. O rádio não era muito maior do que um transceptor dual-band FM da altura, mais continha um receptor surpreendentemente sensível e um potente transmissor para todas as bandas de amador embalados numa caixa relativamente pequena com apenas 16.66 x 5.79 x 20.01 cm.Ao longo dos anos o IC-706 tem sofridos algumas actualizações.A última versão é a Mark II G que acrescenta novas funcionalidades e capacidades não encontradas nas anteriores versões 706 e 706Mk II, incluindo o módulo UT-106 DSP como uma característica padrão.Muitos radioamadores chamaram-lhe a estação móvel e portátil perfeita e ficaram com ele mesmo depois dos fabricantes rivais terem lançado os seus pequenos transceptores para todas as bandas com características semelhantes ou até mais avançadas. É mesmo um dos rádios com maior valor de revenda no mercado de equipamentos usados.Também está incluído na história da WIA a oferta de 5 anos de garantia por parte da ICOM em todos os seus produtos.Bem isto é verdade apenas se viver na Austrália. De acordo com a ICOM América, isto é apenas um projecto da ICOM Austrália.Nenhum outro distribuidor da ICOM está a oferecer 5 anos de garantia.

Fonte: ARNewsline ™