quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cuidados em situação de enchentes

Vigilância Epidemiológica orienta quanto aos cuidados em situação de enchentes

Diante da proximidade do período de chuvas, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Jundiaí orienta a população quanto aos cuidados básicos que devem ser adotados em situação de enchentes. A iniciativa tem como foco a preservação da saúde, uma vez que a água de enchentes pode transmitir doenças.De acordo com a gerente da Vigilância, Maria Carolina Vincoletto Rosa, uma das preocupações é com a leptospirose, doença causada por uma bactéria presente na urina do rato e que normalmente se espalha pela água suja das enchentes e esgotos. "As pessoas podem ficar doentes quando entram em contato com água ou lama contaminadas pela urina de roedores", alerta Maria Carolina, lembrando que a bactéria entra na pele, com ou sem ferimentos, quando em contato com estas águas. Além da leptospirose, outras doenças, como hepatites, diarréias, tétano acidental, febre tifóide, cólera, também podem ser causadas por água de enchentes.

Prevenção

Evitar o contato com a água ou lama de enchentes ou esgoto é o principal cuidado para previnir a doença. As pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha; caso a pessoa não possua estes equipamentos deve utilizar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés. Após as águas da chuva baixarem, será necessário retirar a lama e desinfetar o local (sempre se protegendo). Deve-se lavar o chão, paredes e objetos caseiros, desinfetando com água sanitária na proporção de quatro xícaras de café do produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 10 minutos.
É necessário, ainda, ter cuidado com os alimentos que tiveram em contato com a água de enchente. Alguns devem ser jogados fora, outros precisam de tratamento especial nestas situações. Caixas d'água devem ser limpas e desinfectadas.

Longe dos roedores

Algumas medidas práticas devem ser adotadas para evitar a presença de roedores. Assim, a leptospirose estará mais distante. Dentre as medidas estão: manter os alimentos guardados em recipientes fechados e em locais elevados do solo; manter a cozinha limpa e sem restos de alimentos; retirar sobras de alimento ou ração de animais domésticos antes do anoitecer; manter terrenos baldios e as margens de córregos limpos e capinados, evitar entulhos e acúmulo de objetos nos quintais; acondicionar o lixo em sacos plásticos ou em latões com tampa; colocar o lixo para coleta pouco antes do lixeiro passar; fechar buracos e vãos nas paredes e rodapés para evitar a entrada de roedores e manter ralos e vasos sanitários tampados com tampa pesada.

Fonte:PMJ