segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL

Clovis Cranchi Sobrinho

UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL


Maroka - PY2AWT (in-memória) e João Jubery - PY5JJA
em 11/2006, na cidade de Itaporanga - SP

Em janeiro de 1.960 meu pai mudou-se com toda a família de Wenceslau Braz, Paraná para a cidade vizinha, 54 Km dali. Itaporanga, SP, onde vivi uma dos melhores periodos da minha vida Descobri algo que se transformou num sonho finalmente realizado em dezembro de 1.998: tornar-me Radioamador. Graças à influencia encantadora de uma pessoa, professora desde a juventude até os 70 anos, quando foi obrigada a deixar a profissão: Dona Maroka. Ela só deixou de trabalhar quando não tinha mais condições. Aos noventa e dois anos de idade sofreu uma queda que a levou para a cama, mas mesmo assim ela não desistiu. Seu Delta 500 teve de ser aposentado antes dela completar noventa anos, pois já não escutava muito bem. Essa senhora, que comecei a admirar desde que cheguei em Itaporanga, falava com o mundo através de seu "radioamador" como nos o chamavamos. Isso nos encantava, a mim e a todos os seus sobrinhos e amigos. Depois em 1.967 por contingências da vida, meu pai mudou-se de novo, desta vez para Araucária, PR e ai me distanciei daqueles amigos.Recentemente estive lá, em Itaporanga, e não tive dúvidas: fui visitar Dana Maroka, acamada, já com 94 anos de idade. Ela não estava muito animada: quebrara a perna tempos atrás e não tinha coragem para sair de sua cama, como contou-me sua irmã que cuida dela..Cheguei a seu quarto, com as irmãs e a cumprimentei:

- Tudo QSL Dona Maroka?

Ela teve um sobressalto e me perguntou:

- Você é Radioamador?

Respondi prontamente:

- Sim sou o PY5JJA. Seu aluno João Jubery, amigo de seu sobrinho o Wagner Ela imediatamente voltou a me indagar:
- Então pode me contar o que esta acontecendo?
- Sim, claro, respondi.Então as irmãs me pediram para que esperasse na sala, pois a D. Maroka já começava a se mexer para levantar deixando-as espantadas, pois há mais de uma semana ela não se dispunha nem a se mexer no leito..

Quando chegou a sala eu já sabia que teria que me lembrar de tudo, pois ela sem dúvidas não iria queria perder nada. Então comecei a contar as historia do dia a dia das QRG's, das rodadas, dos encontros, o que eu sabia das Labres etc..

Ela atenta às historias que contava, com os olhinhos brilhando e o sorriso aparente parecia sonhar com os QSO's que fazia antigamente. Foi emocionante, me comoveu e senti a alegria e o prazer de estar fazendo algo que não tinha como avaliar, era uma felicidade imensa, parecia que estávamos num evento daqueles onde, cantar o Hino Nacional nos arrepiava de emoção.

Ela pediu para a irmã separar alguns cartões QSL's e deu-me de presente. (estou enviando a Labre SP para arquivo, pois acredito serem peças raras.).Não sei como posso continuar esta narrativa, pois jamais conseguiria transmitir aquela sensação de real participação, quase como uma transferência de informação telepática. Foi muito bom mesmo..

Como ia dizendo acima, consegui me prefixar no mês de Dezembro de 1.998, graças ao incentivo do PY5GM - Martini, então presidente da Labre PR. Passei todo esse tempo tentando realizar esss sonho e agora, logo no começo, já tive essa experiência inestimável com o encontro com a PY2AWT - Maroka, radioamadora daquela época..

Espero sinceramente que esse hobby do radioamadorismo seja cada vez mais incentivado, mesmo com o advento de novas tecnologias, pois fazer um contato via "éter" é uma experiência que só se entende quando realizada, pois é sentida no coração.. As barbaridades cometidas por supostos, porem prefixados, radioamadores, só nos deixam tristes, mas como toda a atividade humana tem seus praticantes problemáticos, nos também temos que aprender a ensinar com humildade e paciência. Quem sabe consigamos atingir a consciência desses colegas.

PY2AWT - Maroka - PY5JJA - João Jubery - Foto tirada no mês de Dezembro de 2.004 na residência da Sra. Maria Gonçalves de Oliveira, a "Dona Maroka", carinhosamente conhecida por todos. Prefixada na década de 40 como PY2AWT, residente e domiciliada a vida toda, a Rua Felipe Vita, nº. 402, na cidade de Itaporanga Estado de São Paulo.

Infelizmente Dona Maroka faleceu no mês de Março de 2.007.