quinta-feira, 23 de abril de 2009

Telefones Ilegais e rádios piratas

















Aparelhos de telefone sem fio de longa distância estão atrapalhando a comunicação dos aviões. Neste ano a Aeronáutica já registrou 700 casos de interferência por causa desse tipo de aparelho.
De uso proibido no Brasil, aparelhos com alcance superior a 40km, cinco vezes mais do que o permitido, funcionam na freqüência exclusiva PM,Resgate,Radioamadores e principalmente no controle do tráfego aéreo e quando estão em uso, bloqueiam o contato entre o piloto do avião e a torre.
A maioria dos telefones sem fio de longa distância entra no Brasil por Foz do Iguaçu. O uso do aparelho não é autorizado pela Anatel, mas a importação não é proibida.
O que preocupa as Autoridades e Aeronáutica é que as interferências nos vôos aumentaram quase oito vezes. Num caso de emergência, uma simples conversa ao telefone pode causar sérios riscos aos pilotos e passageiros que estão nas aeronaves.
Quem for flagrado usando o aparelho tem de pagar multa e ainda pode pegar de dois a oito anos de prisão.

Engenheiro cria nova tecnologia para antenas

Redação do Site Inovação Tecnológica




Com o avanço da técnologia as
antenas de grande porte farão
parte do passado




Um engenheiro do Departamento de Física da Universidade Rhode Island, Estados Unidos, Rob Vincent, confirmou mais uma vez que a necessidade é a mãe da invenção. Rádioamador desde criança, ele sempre sofreu com a impossibilidade de montar uma grande antena em sua casa.

"O Cálice Sagrado da tecnologia de antenas é a criação de uma pequena antena com alta eficiência e banda larga," explica Vincent. "De acordo com a teoria atual, você tem que deixar de lado um dos três - tamanho, eficiência ou largura de banda - para obter os outros dois."
Após décadas de testes, combinados com uma experiência de 30 anos como engenheiro, Vicent inventou uma nova tecnologia de antenas que é revolucionária. Suas antenas monopolo de carga distribuída são pequenas, têm alta eficiência e mantêm uma largura de banda de boa a excelente. E têm múltiplas aplicações.

Com esta tecnologia, será possível pelo menos dobrar o alcance dos rádios utilizados pela polícia, bombeiros e pessoal de segurança. Outras aplicações possíveis são: antenas portáteis para uso militar, navios e até monitores de bebês. Até as RFID, etiquetas inteligentes que deverão substituir os códigos de barras de produtos, deverão ser beneficiadas.
"Ela pode até mesmo tornar o relógio de pulso do Dick Tracy, com todas as suas características, como acesso à Internet, uma possibilidade," afirma o inventor.

Os testes confirmaram que as antenas de Vincent têm entre um nono e um terço do tamanho das antenas comerciais de mesmo desempenho. Normalmente as antenas pequenas têm uma eficência entre 8 e 15 por cento. Mas as novas mini-antenas, criadas a partir de um programa de computador que simula seu comportamento, atingem entre 80 e 100 por cento de eficiência.
A Universidade requereu a patente da invenção e deverá licenciá-la para que as novas antenas possam chegar ao mercado.



DIVULGAÇÃO: L. Lima – PY6LA