terça-feira, 2 de agosto de 2011

RADIOAMADORISMO E RADIOAMADORES
GRASNADORES E QUEBRA- VENTOS





Grasnadores e Quebra-Ventos


A cada época de migração, é comum se ver os gansos selvagens através do céu em sua formação em "V". O propósito e o valor de tal plano de vôo pode ser resumido assim:
Os gansos formam uma verdadeira parede para bloquear o vento e reduzir o esforço geral do grupo para cortar os ares. O ganso que lidera o vôo enfrenta o vento com a cabeça para frente, fazendo com que o vento diminua sua força e cause menos turbulência em volta dos demais que o seguem. Os pássaros que voam atrás do líder enfrentam uma corrente de ar mais fraca, permitindo que voem mais tempo e mais longe.
Os líderes, voando contra o vento, nunca têm a energia para fazê-lo durante toda a jornada migratória. Um bando necessitando voar rápido para sobreviver, facilmente desgastaria um quebra-vento atrás do outro. Mas, a massa de pássaros sente o esforço dos quebra-ventos voluntários e usa seu método secreto que ajuda o ganso-líder a ficar mais tempo naquela posição...eles grasnam!
O grasnar não é para chamar atenção dos humanos, mas tem a intenção de expresar o reconhecimento e encorajamento àquele ganso que está enfrentando o vento por todos do bando. Quanto mais alto eles grasnam, tanto mais o líder se sente inspirado a continuar enfrentando o vento.
Quando o primeiro líder finalmente se cansa e abandona a posição para assumir outra, então o velho líder grasna para ajudar novos líderes a avançar para assumir a ponta. Junto, Grasnadores e Quebra-Ventos, todo o bando de pássaros voa em direção ao seu destino.
Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem de formação e o seguem, para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada os três ou juntando-se a outra formação, até encontrarem o seu grupo original.
Parece que esta história dos gansos em vôo poderia ser comparada aos trabalhos e atribuições que todos enfrentamos, individualmente ou em grupo.
Sobreviver significa adaptar-se às circunstâncias e obstáculos à medida em que estes ocorrem. Cada um de nós, em algum ponto do caminho se torna Grasnador ou Quebra-Vento. Para sobreviver, um depende do outro a fim de assegurar que nossos esforços, individuais e de equipe, sejam bem sucedidos e recompensadores.
Devemos nos lembrar de que exercitar a liderança significa demonstrar a habilidade de grasnar e de ser um Quebra-Vento, conforme o determinarem as situações. Isto é esperado de todos nós: ir em frente, mostrando o caminho mesmo quando o percurso parece pouco claro, difícil e perigoso.
Lendo esta menssagem ,parei para pensar...

Será que nós Radioamadores, somos ( Grasnadores e Quebra-Vento ) como os Gansos que tem como objetivo, chegar a um destino.

OU

Nos cansamos e abandonamos a liderança ,deixando os PITIMBADORES ( gansos doentes e machucados) distruirem nosso HOBBY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário