segunda-feira, 3 de junho de 2013

A POLÊMICA DO CW



Muito bonito a gravação mas se tirarem o CW e não exigirem mais sobre Legislação e Ética Operacional nosso Radioamadorismo ira afundar deliberadamente , pergunte algo sobre legislação ou Ética operacional a qualquer radioamador novato, muito pouco eles sabem e muito menos cumprem o que a legislação exige , não sabem a faixa de espectro que deve ser usada e para que deve ser usada .Um grande erro achar que facilitar para que o radioamador passe para classe B ou A ,ele passará a ser um colaborador da Labre , já não colabora sendo um classe C !!!!!
Infelizmente temos muitas pessoas querendo entrar no radioamadorismo para desvirtuar nosso robbi ,radioamador que é radioamador e pretende cumprir com a legislação se torna um classe B ou A estudando e conhecendo as leis ,agora facilitar 
é um grande erro .Devemos sim é investir no conhecimento,lutar por nossos direitos e exigirmos mais da Anatel que cumpra com sua obrigação ,não obrigação de ir lacrar um radioamador porque ele não tem um radio Homologado ou uma estação que não esteja 100% de acordo com a fiscalização ,Alias homologação é obrigação do fabricante e não do radioamador ,O radioamador tem que estar tudo dentro das normas se não é lacrado ,agora operadora de Telefonia Celular CUMPRE ...
Labres, temos que lutar pelo radiamador iniciante SIM e é preciso urgente pois são a maioria e dependemos deles , MAS NÃO E DANDO UMA LICENÇA DE MÃO BEIJADA, tem que lutar e "fazer jus" . para amanhã não nos arrependermos de maus frequentadores na frequência .

Brasileiro tem que perder a mania que querer tudo facil .

Py2jv  Marco   ( MINHA RESPOSTA A ESTE VIDEO)


18 comentários:

  1. Puro preconceito, que tristeza que ainda exista gente com esse tipo de pensamento.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Anonimo isto não é preconceito ,é uma realidade que acontece no radioamadorismo poucos conhecem a legislação e a cumpre ,é simples corra as frequências e veja pessoas que se dizem radioamadores usando como se foce um telefone particular.
    sem contar links que fazem nos diretinhos atrapalhando os qsos ponto a ponto ,e transmissão do echolink por PU em frequencia de uso ponto a ponto fora a faixinha dos clandestinos na faixa dos 40
    AGORA SOU RADIOAMADOR E FAÇO O QUE EU QUERO

    O BRASILEIRO PRECISA PARAR DE QUERER AS COISAS FÁCIL E LEVAR VANTAGEM SOBRE OS OUTROS

    ResponderExcluir
  3. Prezado,
    Obrigado por demonstrar a sua opinião, mas infelizmente a questão do cw não é tão simples como parece. Sou radioamador desde 1978, já tentei por diversas vezes aprender telegrafia e infelizmente nunca obtive sucesso.
    Sempre sou informado que há pessoas que não possuem ouvido para música e por isso mesmo encontram grande dificuldade em ser aprovado para classe B. Logo após me aposentar, me matriculei em uma faculdade de direito, do interior, particular e com 58 anos fui aprovado com excelente aproveitamento no exame de ordem da OAB.
    Sou e sempre serei um radioamador a serviço da comunidade, dos colegas e em busca de novos conhecimentos no rádio, infelizmente cw para mim não dá, e por isso, fico impedido de falar em 40 metros, mas posso falar com o mundo todo em 10 metros, ou pior ainda, em 11 metros como CB, eu com certeza estou perdendo em não poder utilizar a faixa dos 40, mas tenho convicção de que o radioamadorismo também perde com essa exigência, pois como eu há centenas ou milhares de excelentes radioamadores impedidos de usar os 40 metros.
    boa tarde e que Deus te abençoe
    forte 73
    PU1UUY
    ADELMAR FRANCISCO ERMIDA NETO

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Adelmar
    Entendo perfeitamente sua dificuldade ,pois um dia já passei por isso, me empenhei muito na telegrafia, desisti varias vezes mas tive o apoio de um amigo, hoje falecido,que me deu forças para continuar,sei que não é fácil mas depois que aprendemos vemos que não é um bicho de sete cabeças.Não sou contra ,o que quero que entendam, é que se tirarem a CW e não exigirem mais dos exames Legislação e ética Operacional ou qualquer outro tipo de exames será um caus no radioamadorismo ,como é hoje no VHF fazem o que querem, não tão nem ai, com a legislação a ética e a Educação com o próximo,não tem conhecimento nenhum de onde usar a faixa de espectro correto, agora imagine estes indivíduos, que querem denegrir nosso radioamadorismo livres em qualquer faixa espectro, é preciso analisar muito bem ,as decisões a serem tomadas ,para amanhã não nos arrependermos de maus frequentadores na frequência.
    73 Marco

    ResponderExcluir
  5. Adelmar. Esqueca 40 m para fonia, faca 6, 10, 12, 80 metros , tem muita gente boa, alem dos modos digitais em 6, 10, 12, 15, 40 metros. Nao fica travado em 40. Os tal py classe a vao para os 41 metros fazer bagunca e a culpa vai pros ckasse C. O que faz o radioamador bom e respeitar ao outro sem saber de a b c. Isso sao letras, nao pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Adelmar esqueça os 40 metros para fonia, você como classe C pode falar em 6, 10, 12 e 80 metros facilmente e ate 160 metros,
    Eu falo com o mundo todo com 100wats e uma antena de pólo de ¼ onda para cada faixa.
    Se você preferir ainda pode fazer modos digitais em 6, 10 ,12, 15 ,40,80 metros usando um programinha em seu pc muito simples.
    Esse negocio de 40 metros é ilusão, O tal PY fala mau do pu, mas são eles que povoam a faixa dos 41 metros com 1000 wats e não dão o seu prefixo lá. Esse é o exemplo para os classe C.
    Agora, não é dificultando nem menosprezando um classe c que vai melhorar ou piorar o radioamador, e sim os órgãos públicos fazendo a fiscalizão e punindo os maus usuários da faixa amadora independente de classe a,b,c,d,f......

    ResponderExcluir
  7. Amigo anonimo você chegou exatamente onde eu queria.
    Não são as letras que fazem o radiamador, e sim seu caráter, o seu entendimento com o que pode ou o que não pode, o seu respeito com os companheiros isso sim vale muito mais que uma simples simbólica letra ou pedaço de papel. Não estou criminalizando os PU até porque um dia fui um ZZ e lutando e me esforçando cheguei a PY classe "A" mas isso não importa o importante é que entendam ,que é preciso melhorar o sistema para filtrarmos estes indivíduos dependendo classe A,B,C que se escondem atras de seus rádios para fazer baderna ,ofender e atrapalhar os QSO, mas para isso também é preciso a ação da fiscalização para tirarem de circulação estes Maus elementos A NOSSA LEI E O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO DO RADIOAMADOR e foi feita para ser cumprida como qualquer outra lei .
    Devemo nos espelhar, nos radioamadores Exemplo independente de Classe ,então para termos excelentes radioamadores que fazem do nosso HOBBY um meio de comunicação saudável e exemplar ,onde você sabe que do outro lado esta um amigo e companheiro, mesmo você não o conhecendo PRECISAMOS EXIGIR QUE MELHORE O SISTEMA DE INGRESSO E PROMOÇÃO DE CLASSE .

    PARA MAIS TARDE NÃO NOS ARREPENDERMOS E TERMOS VERGONHA DE SER UM RADIOAMADOR.

    73 PY2JV Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plenamente de acordo. Inclusive que se extenda estes exames a quem já está autorizado a operar seja em que classe for, com ênfase em testes de eletrônica, conduta e legislação, e não em CW, que deve ser uma opção de bom senso, como eu acredito, por facilitar a comunicação, sendo uma linguagem universal e sem erros de pronúncia e concordância.

      Excluir
    2. deveria ser da seguinte forma, quando a fiscalização é acionada por uma denuncia comprovada e o denunciado for radioamador, independentemente de sua classe ,ele deveria passar por uma reciclagem, de Legislação Ética e conhecimentos Técnicos e Conduta, para avaliação e em caso de reincidência multa ,apreensão do equipamento , perdendo o direito a licença de rádio operador.
      desta forma, queria ver quem iria bagunçar ou desrespeitar as normas do radioamadorismo.

      Excluir
  8. Menos conversa e mais punicao atraves dos orgaos competentes que recebem nossos impostos e nao fazem quase nada. O resto e bla bla bla.

    ResponderExcluir
  9. 73 a todos...
    Acredito que devemos crescer no hobby e o desenvolvimento intelecto o torna ainda mais atraente.
    Concordo com você PY2JV, tem de fazer por merecer...
    RADIOAMADORES ESTUDEM, VALE A PENA!!!
    Marcosbaldo-PY2MPN - Jaguariúna-SP.

    ResponderExcluir
  10. 73 a todos...
    Também tive dificuldade até ser classe A, mas nada melhor que se dedicar ao hobby e vencer / romper uma barreira o desafio.

    PY2JV, li seus comentários e concordo com seu raciocínio.
    Aos iniciantes ou aos que pleiteiam a promoção estude de forma correta e pausada procurem ajuda com um radioamador mais experiente e estude de verdade!!!
    Boa sorte a todos
    Att
    Marcosbaldo-PY2MPN Jaguariúna-SP.

    ResponderExcluir
  11. Quanto tempo perdido e bla bla bla escutem a faixa dos 40 metros evum monte da nata (py) falando que esta com radio tal que custa x r$ e pra mim um monte de pessoas que nao sabem nem o que estao falando querem se sobresair ums sobre os outros e deploravel aprendi que radio se faz com respeito coleguismo devocao e educacao nao cw ou qualquer outro tipo de modalidade pois educacao quem tem tem quem nao tem nao tem em lugar menhum

    ResponderExcluir
  12. CAROS AMIGOS
    NOSSA INTENÇÃO NÃO É XINGAR ,OFENDER, CRITICAR,AGREDIR COM PALAVRÕES ,NENHUM AMIGO RADIOAMADOR, SEJA ELE CLASSE "A ,B , C" NOSSO BLOG ESTA ABERTO A DISCUSSÕES ,COMENTÁRIOS ,DEBATES VOCÊ É LIVRE PARA FAZER SEU COMENTÁRIO , EXPOR SUA OPINIÃO ,DESDE QUE NÃO SEJA OFENDENDO NINGUÉM.

    LEMBRE-SE "O ERRO DOS OUTROS NÃO ISENTA OS SEUS ERROS"

    (TODOS COMENTÁRIOS SÃO EXAMINADOS ANTES DE POSTADOS ,ENTÃO SE FOR ESCREVER BESTEIRAS NÃO PERCA SEU TEMPO QUE SERÁ EXCLUÍDO )

    ResponderExcluir
  13. PY2FEB - FÁBIO06 junho, 2013 22:02

    Gostaria de colocar uma nova visão sobre o assunto, não defendendo o fim do CW e nem querendo defender sua permanência, mas deveria haver uma nova vertente de avaliação sim por parte da legislação, onde haja a opção para avaliação da classe B, pois, esta já pode falar em outras faixas (inclusive 40 metros)e ser mantida para a classe A.
    Deveria se escolher se será você será avaliado em CW ou por uma avaliação de legislação (RESOLUÇÃO N.º 449, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006)mais profunda com maior peso, incluindo em radioeletricidade a resolução 303 (que versa sobre a instalação das antenas), mudando o sistema de correção para quem opte por esta alternativa (em substituição ao CW), cada questão errada anula uma certa, enfim outros meios mais democráticos das pessoas poderem participar.
    Concordo com o PY2CAA quando diz:"Temos que gerar estimulo a busca ao radioamadorismo, incentivando a sociedade gerando mais e mais interessados, instruindo e capacitando.", mas se buscarmos alterar a legislação que depende de aprovações e estudos e somente de ajustarmos a sua regulamentação (no que tange o exame), não precisaremos extinguir nada, mas sim abrir novas possibilidades para todos.
    Outro ponto que cito é não ver a Labre, como representante de classe, atuar em formar um novo público para o radioamadorismo. Mas como fazer isso? Simples, trabalho de formiguinha, indo em escolas, nas feiras de ciências, apresentando ao jovens como funciona o serviço, fazendo exposições em praças públicas em dias de eventos que conglomerem pessoas, sabe aparecendo.
    Indicando em cada subdelegacia uma pessoa para se unir com radioamadores locais para a realização destes eventos, sendo ela Labre, a entidade que auxiliará o contato destes membros com os poderes públicos para viabilizar as ações.
    Isso me faz lembrar um dito popular "quem não é visto não é lembrado", por este sejamos vistos como parceiros das sociedade, através de eventos, palestras, atitudes, formando novos públicos para o radioamadorismo, com qualidade e cultura para atuarem no meio, somando com todos nós, de todas as classes.
    Ficar empurrando problemas de um para outro é a solução de quem não quer solução.
    Divididos não teremos progresso algum, unidos podemos fazer a diferença.
    Todos tem que ter seu espaço, vez e voz, mas para isto é preciso a busca em se aprimorarem mais, conhecendo com clareza o serviço de radioamador para o realizarem da melhor forma possível. Deve sempre se haver opções para o progresso e não usar o "jeitinho" para progredir na vida.
    Agradeço pela atenção de quem leu, e espero ter despertado um senso critico a maior em todos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Quem lê esta polêmica, fica com a impressão de que Classe A é tudo santo, os verdadeiros e "ordeiros" radioamadores! Classe C é quase sinônimo de baderneiro e incapaz... Lendo com um pouco mais de atenção, percebe-se que antes de alguns PY's terem "aprendido" os incríveis 5ppm em CW, deveriam ter aprendido a língua portuguesa, pois o que tem de semi analfabeto papa yankee bom em di di di e da da da... Impressionante.
    Querem mais critério na seleção para promoção de classe? Então melhorem a prova de eletrônica, conhecimentos radiotécnicos, antenas, propagação, etc. Isto sim interessa.
    73 para todos.

    ResponderExcluir
  15. Pelo seu raciocinio um radioamador que tiver problema de cognição ou memorização NUNCA poderá classe B ou A. Pura discriminação

    Pu2WKZ Lourival

    ResponderExcluir
  16. Caro Amigo Pu2WKZ

    Infelizmente o ser humano quer as coisas facil ,não se empenha no sua dificuldade, não procura ao menos tentar em estudar ou aprender( tudo no que nos enpenhamos aprendemos isto é um dom que Deus nos deu ao nos criar)
    AGORA ISSO NÃO É DISCRIMINAÇÃO E PURO ACOMODISMO DO SER HUMANO.
    Sou fiscal de prova para exames de radioamador e vejo constantemente pessoas querendo fazer exames para radioamdor sem ao menos estudarem as apostilas e ainda querem ser aprovados (PURO COMODISMO) .
    PROCURE SE EMPENHAR VC VERA QUE NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS BASTA TER FORÇA DE VONTADE.

    73

    ResponderExcluir