terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Anatel planeja treinamentos e novos equipamentos para fiscalização



LABRE participa de consultas públicas sobre as aquisições 

Segundo a Lei Geral das Telecomunicações (Lei n.º 9.472), cabe à Anatel administrar o espectro eletromagnético, considerado um bem público e limitado.  
A Anatel dispõe desde 1999 de 56 estações fixas e 28 unidades móveis de rádio monitoramento e fiscalização. No entanto, segundo citação da própria agência na Consulta Pública 07/2013, “o sistema encontra-se na fase final de sua vida útil, enfrentando crescente número de falhas e obsolescência de componentes que tem levado ao aumento de sua indisponibilidade e de seus custos de suporte”.
Para tanto a Anatel abriu várias consultas públicas (CP) para aquisição de novos equipamentos e treinamento de pessoal. Outras razões legadas estão a evolução tecnológica nos diferentes serviços de telecomunicações (RTV Digital, GSM, 3G, 4G,  Wimax, LTE, etc) e as oportunidades de investimentos devido demandas proporcionadas pelos chamados “Grandes Eventos”: a Copa das Confederações (2013), a Jornada Mundial da Juventude (2013), a Copa do Mundo (2014), os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016).

Radiolocalização e radiomonitoração portátil 
 
Imagens: Modernos receptores manuais multifuncionais permitem, acoplados a sistemas direcionais e
softwares de geoposicionamento, a identificação e localização de fontes interferente. Nas imagens a atuação
do receptor com capacidade de detecção entre 5 kHz e 9 GHz. (Fotos: Manual Agilent, modelo FieldFox
N9912A)

Durante o mês de janeiro de 2013 a Anatel abriu a CP n.01 sobre o “Termo de Referência para Aquisição de Equipamentos Portáteis de Radiolocalização e Radiomonitoração”.
O objetivo foi colher contribuições sobre os quesitos técnicos que serão exigidos para aquisição de 64 equipamentos que serão distribuídos em todos os estados, sendo as maiores concentrações em SP, RJ, MG e RS; cada um com 4 equipamentos.
Eles deverão ser capazes de realizar funções de “Direction Finding” (DF), com antenas direcionais manuais e receptores digitais portáteis, dispor de GPS embutidos com mapa digitais atualizados para permitir rápida identificação das fontes interferentes por radiogoniometria, gravar e decodificar AM, FM, SSB, trabalhar como analisador de espectro, espectrograma, etc.

Leia mais em: http://www.radioamadores.org/news/news-2013/news-2013-03.pdf

Fonte:http://www.radioamadores.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário