quinta-feira, 17 de maio de 2012

CONCURSO BATALHA NAVAL DO RIACHUELO 2012


ESCOLA NAVAL

Sociedade Acadêmica Phoenix Naval
Grêmio de Comunicações

CONCURSO BATALHA NAVAL DO RIACHUELO 2012
CW 
INÍCIO       02/06/2012 00:00 UTC
TÉRMINO 02/06/2012 23:59 UTC

FONIA
INÍCIO       03/06/2012 00:00 UTC
TÉRMINO 03/06/2012 23:59 UTC

FINALIDADE
Este concurso é realizado anualmente pelo Grêmio de Comunicações da Sociedade Acadêmica Phoenix Naval, pertecente aos Aspirantes da Escola Naval, tendo como objetivo a confraternização e o adestramento de comunicações entre os Radioamadores, homenageando-se o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

HISTÓRICO
Aos 11 de Junho de 1865, no Rio Paraná, próximo a confluência do Arroio Riachuelo, foi travada a mais importante batalha naval da campanha contra o paraguai.
As chatas paraguaias adequavam-se à guerra fluvial por serem menores e mais rápidas que os navios de nossa esquadra. O Almirante Barroso a bordo da Fragata Amazonas, comandava a esquadra brasileira e, percebendo as suas desvantagens, ordenou que seu navio investisse a proa sobre, as canhoeiras inimigas, obtendo assim a vitória, com a qual deteve o domínio fluvial em todo o decorrer da campanha, garantido oapoio tático e logístico às operações terrestres e impedindo que os inimigos fornecessem tal apoio fluvial às suas tropas.
A Esquadra Imperial perdeu a Corveta Jequitinhonha e 104 homens, dentre os quais Marcílio Dias e Greenhalg, todos com elevado senso de dever e amor a Pátria.
"O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA SEU DEVER" - Foi o sinal disseminado por Barroso aos seus comandos e que ainda, hoje permanece vivo na lembrança de todos os marinheiros. É com este espírito que a Marinha do Brasil cumpre o seu dever de participar na garantia de soberania de nossa Pátria.
COMUNICADO 001/2012 - LABRE-RJ

CONCURSO BATALHA NAVAL DO RIACHUELO 2012 (PYBJN) 
Após 10 anos fora do AR, a LABRE-RJ anuncia para todo o Território nacional, o Concurso Batalha Naval do Riachuelo 2012.
O retorno do Concurso Riachuelo, da Escola Naval, ao Ar, não seria possível se fosse a dedicação de radioamadores compromissados com o radioamadorismo do Estado do Rio de Janeiro. Sem citar nomes, deixo aqui, os meus mais sinceros agradecimentos a todos que se dedicaram para colocarmos no ar, o Concurso Batalha Naval do Riachuelo 2012.
Gostaria também de agradecer o CRAEC - Clube de Radioamadores da Escola de Comunicação do Exército Brasileiro, por ter nos cedido o N1MM para a emissão dos Logs dos participantes. Em nome dos radioamadores do Estado do Rio e do Brasil, quero fazer um agradecimento especial ao Excelentíssimo Sr. Comandante da Escola Naval do Rio do Janeiro, por ter nos apoiado e confiado em trabalho,para que pudéssemos levar a bom termos este Concurso Batalha Naval do Riachuelo.

PAULO ROBERTO MONTEIRO ARAUJO, PY1PM
Presidente da LABRE-RJ.

Fonte:http://labre-rj.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário