quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fortes tempestades solares criam auroras boreais e austrais



O astronauta holandês André Kuipers, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), publicou nesta quarta-feira um registro feito da tempestade solar Aurora Austral. O fenômeno óptico ocorre quando partículas emanadas pelo sol e poeira espacial se chocam com a atmosfera de um planeta


Aurora austral foi registrada pelo astronauta holandês Andre Kuipers da ISS
Foto: Andre Kuipers / ESA / Nasa/Reuters
No último sábado, dia 10, enquanto a Terra era bombardeada por radiação durante uma das maiores tempestades solares dos últimos anos, o astronauta holandês Andre Kuipers, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), registrou uma aurora austral ocorrendo sobre a região entre a Antártida e a Austrália.
O fenômeno óptico, que ocorre quando partículas emanadas pelo sol e poeira espacial se chocam com a atmosfera de um planeta (pode ocorrer também em outros, como Marte e Júpiter, por exemplo), cria um brilho que, na Terra, é possível de ser observado em regiões próximas aos polos.
A tempestade solar que atingiu a Terra nas últimas semanas e que pode ter contribuído para a aurora austral foi considerada por especialistas norte-americanos como o evento geomagnético mais importante desde 2004.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/fotos/0,,OI196075-EI238,00-Fortes+tempestades+solares+criam+auroras+boreais+e+austrais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário