sexta-feira, 8 de maio de 2009

Brasil tem 4 casos de gripe suína; Rio Preto monitora 3

O Ministério da Saúde confirmou, no início da noite de ontem, os quatro primeiros casos da gripe A (H1N1) – a gripe suína – no Brasil.

Em Rio Preto, mais um paciente é monitorado com suspeita da doença.
Os casos confirmados pelo Ministério da Saúde são de pacientes dos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (1) e Minas Gerais (1). Os quatro são de brasileiros adultos jovens – todos teriam contraído a doença no exterior.
Três dos casos confirmados são de pessoas que estiveram recentemente no México; o outro é de uma pessoa que esteve no Estados Unidos. Apenas o paciente cujo caso foi confirmado no Rio continua internado.
Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, outros 15 casos suspeitos ainda são analisados no país.

“A situação está totalmente sob controle. Até agora, não há nenhum registro de contágio”, acrescentou o ministro durante entrevista coletiva.
Os exames laboratoriais que confirmam ou descartam a contaminação pela doença podem sair hoje. Outros 93 casos foram descartados.
Os kits para realização de exames laboratoriais que diagnosticam a gripe suína chegaram na noite de anteontem ao Brasil. Eles permitem o diagnóstico em 72 horas.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) advertiu ontem que o vírus da gripe suína continua se espalhando pelo mundo e que uma estimativa “razoável” é que chegue a infectar um terço da população mundial.
O balanço mais recente da OMS aponta 2.099 casos em 23 países, incluindo 44 mortes – 42 no México e duas nos Estados Unidos. O nível de alerta pela gripe suína permanece no nível 5, que indica pandemia iminente.
Em Rio PretoO terceiro caso de morador de Rio Preto que apresentou sintomas da gripe suína foi confirmado ontem pela Secretaria de Saúde. Agora são dois casos em monitoramento e um suspeito.
O paciente é um homem de 71 anos, que chegou da Argentina dia 27 de abril. No fim de semana ele apresentou os sintomas típicos, febre alta, tosse e dores no corpo. Foi atendido em clínica particular, que notificou a Vigilância Epidemiológica de Rio Preto.
Como o paciente veio de um país que não tem caso confirmado, o paciente foi colocado em monitoramento domiciliar, orientado a usar máscara e não sair de casa por dez dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário