segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FAZER DX NA NOVA ZELANDIA ESTA MAIS FACIL


O Governo da Nova Zelândia,vai autorizar apartir do dia 30 de novembro de 2011,que todos os radioamadores daquele país devidamente licenciados poderão operar com 1kw watts de potência, até entao eles só eram autorizados a ter 500 watts, você radioamador que nunca falou na Nova Zelândia, esta e uma grande oportunidade de fazer um dx com aquele pais, aproveite a otima propagaçao e faça umas chamadas.




Fonte: Radioamadores de Itaúna

Q R P - DXPEDITION à ilha Montão de Trigo (IOTA SA071)




No próximo final de semana, dias 03 e 04 de dezembro, alguns Radioamadores estarão realizando uma expedição QRP à ilha Montão de Trigo (IOTA SA071).

A idéia é utilizar a menor quantidade possível de equipamentos. Antenas e equipamentos portáteis.

Recentemente estamos sentindo a melhora da propagação e contatos fantásticos a baixa potência tem ocorrido.

Se você tem uma boa e eficiente antena, esse é um desafio interessante, já que é muito fácil escutar estações QRO.

Não se preocupe com o cartão de QSLS, já que todos os contatados receberão via bureau a confirmação.

Caso alguém deseje participar dessa operação, por favor, contatar PY2ZA com antecedência.

Na ilha não teremos qualquer tipo de conformo moderno, com exceção de nossos bravos QRPs.

Fonte: Labre S/P

Satélite oscar 51 com sérios problemas





Os problemas no satélite Oscar 51 continuam
O radioamador e um dos controladores do satélite Drew Glasbrenner KO4MA, trouxe para toda comunidade radioamadorística os problemas sérios enfrentados pelo satélite Oscar 51.

Provavelmente entre 18:15 e 19:45 do dia 25 de novembro de 2011 o satélite sofreu mais uma avaria interna em seus dispositivos de controle e em seus painéis solares. Esses problemas intermitentes ocorreram após alguns dias de funcionamento.

O Radioamador Mark N8MH, um dos controladores do Oscar 51, disse que tentou vários comandos de configuração para retornar o satélite as configurações normais e não conseguiu. Ele conseguiu configurou parte do modo repetidora e reduziu a potencia de saída para 300 miliwats.

A tensão das baterias é baixa e esta em torno de 4.9 volts. Notou-se também uma falha dos transmissores do satélite quando suas baterias internas estão com carga em torno de 4,7 a 4,6 volts.

Isso mostra que a terceira célula de alimentação das baterias já não executa mais esse trabalho e provavelmente isso irá acabar com as operações continuas principalmente se ele continuar falhando em um espaço curto de tempo.

Faremos o que pudemos para restaurar as configurações do satélite Oscar 51 mas infelizmente seus dias em atividade serão curtos.
Pedimos a todos os Radioamadores em todo o mundo que nos ajudem com reportagens de sinal enviadas para o link abaixo:

http://oscar.dcarr.org/
Fonte: Mauricio Beraldo Py4mab