quarta-feira, 17 de abril de 2013

Satélites PhoneSat "NASA"


Operadores de rádio amador

Satélites PhoneSat estão emitindo pacotes no espectro de rádio amador para relatar os diferentes tipos de mensagem. Os detalhes destes pacotes pode ser encontrada na página de pacotes. Se você é um operador de rádio amador e você pode receber estes pacotes, você tem a grande oportunidade de contribuir com o projeto, submetendo-os.
A página de dashboard vai lhe dar todas as informações que você precisa para rastrear os satélites em tempo real.


PhoneSat descrição Packet

Satélites PhoneSat estão emitindo pacotes sobre a banda de rádio amador em 437,425 MHz.
Todos os três satélites transmitem usando AFSK (1200 pb) de modulação, codificação AX.25 pacotes e têm polarização horizontal linear.

Os dois satélites 1,0 PhoneSat, Graham Bell, e transmitir com uma periodicidade de, respectivamente, 28 segundo e 30 segundos. O PhoneSat 2.0 beta satélite, Alexander, transmitir, com uma periodicidade de 25 segundos.

veja mais em: http://phonesat.org/

licença para rádios comunicadores ( homologação)


AnatelA Agência Nacional das Telecomunicações ANATEL, foi criada em 1997 pela Lei Geral de Telecomunicação (LGT), sendo esta a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil.
Mas, o que é uma certificação? A certificação é a demonstração formal de que um equipamento (rádio), devidamente identificado, atende aos requisitos de normas e regulamentos técnicos legais.
A certificação interessa não somente aos consumidores, como também, as fabricantes e ao governo, pois para o consumidor esta permite que o mesmo obtenha informações imparciais sobre o produto, melhorando o critério de escolha e assegurando a conformidade dos produtos aos padrões de qualidade estabelecidos em leis.  Para o fabricante, ela evidencia a garantia relativa ao produto que fabrica, assegurado por uma entidade governamental. Aumenta sua qualidade, pois são necessários constantes ensaios para o controle da mesma facilitando assim sua entrada em mercados internacionais. Para o governo, esta serve como meio controlador de circulação de produtos que podem afetar a saúde e a segurança do consumidor e do meio ambiente.
Abaixo estão listados os relatórios exigidos pela Anatel (Resolução de 07/08/98, publicada no D.O.U, de 11/08/98 Aprova as Diretrizes para o Modelo de certificação de Equipamentos de comunicação).
  • Requerimento, informações gerais e garantias do interessado, em formulário próprio denominado requerimento para certificação de produtos para as telecomunicações;
  • Relatório de teste, demonstrando a conformidade com a norma técnica ou especificações aplicáveis;
  • Manual técnico contendo: Especificações, esquemas elétricos, relações dos insumos (componentes internos), descrição do funcionamento e da utilização, fotografias para identificação do produto e dados do fabricante.
  • Informações cadastrais, em formulário próprio denominado informações cadastrais do requerente de certificação;
  • Informações sobre a nacionalização do produto, em formulário próprio;
  • Declaração do responsável técnico, em formulário próprio, devidamente acompanhada da anotação de responsabilidade técnica – ART
Para equipamentos irregulares sem a homologação da Anatel, o usuário corre o risco de, após adquirir um produto, descobrir que este não funciona como prometido pelo vendedor, advindo de incompatibilidades técnicas, fazendo com que muitas de suas funções sejam inválidas.
ENTÃO FICA A PERGUNTA NO AR ?
HOMOLOGAÇÃO DE EQUIPAMENTOS TRANSCEPTOR NÃO SERIA OBRIGAÇÃO DO FABRICANTE DE ENTREGAR SEU PRODUTO HOMOLOGADO !!!!! 
AGORA PAGANDO CR$ 200,00 VOCÊ FAZ A HOMOLOGAÇÃO DO EQUIPAMENTO MESMO QUE NÃO ATENDA OS REQUISITOS DA ANATEL......


 Fonte:http://www.diretoriodeartigos.com.br/negocios/telecomunicacoes/licenca-para-radios-comunicadores-homologacao-da-anatel/


FEIRINHA DE RADIOAMADORES DE BARUERI



No próximo domingo dia 21/04/2013, iremos sortear um processador de áudio "mic pró 2" que foi doado pelo paulo PY2EXU, que faz qap diariamente na rodada alto falante 146410...
O sorteio será realizado na feirinha de radioamadores de Barueri às 11:00hs que esta localizada no estacionamento da câmara municipal de Barueri...
Obs:
O contemplado com o equipamento, irá retirar em mãos com o Paulo PY2EXU.
Conto com a presença de todos!!!
ANDERSON PU2ONH
ORGANIZADOR DA FEIRINHA DE RADIOAMADORES DE BARUERI

Araucária VHF contest 2013 dias 04 e 05/05