quarta-feira, 22 de junho de 2011

*****Para vc pensar e refletir ******



Este é um video antigo dos anos 70 ,mas que mostra a realidade dos nossos tempos.
( não é preciso nem traduzir as imagens diz tudo)

Pare para pensar ! (apenas 1 minutinho)

O Radioamadorismo é um ROBBY?


Onde através das ondas do rádio, fazemos novas amizades, ou até muitas vezes, passamos horas e horas, junto ao nosso equipamento, deixando de lado, nossa família, para ficar converssando ,com pessoas que nem imaginamos quem seja,mas a consideramos como se fosse da famíla.
Atraves do rádio,fazemos nossos contatos, nos alegramos damos risadas,marcamos encontros festas, churrascos,viagens passeios e muitas outras coisas.

Gastamos com a compra de equipamentos,investimos em repetidoras, echolink etc... para darmos oportunidade a radioamadores que estão em local menos previlegiado ou não tem condições de adquirir um equipamento melhor (mais potente) para que possa se comunicar.

OU Radioamadorismo é um meio de nos STRESSARMOS

Onde, temos o rádio, somente para ficar ofendendo, chingando,criticando, atrapalhando os comunicados das pessoas ,que consideramos nosso amigo; (mas estamos atrás de um PTT no anônimato e jamais alguem irá desconfiar quem sou, por isso demostro meu lado obscuro)

Será que gastamos tanto dinheiro em equipamentos ,somente para mostrarmos que somos melhores que os outros,ou é para descarregarmos nosso nervoso ou até mesmo para mostrarmos nosso instinto Animal.


RADIOAMADOR :


SEJA AMIGO, EDUCADO,JAMAIS DEIXE DE ORIENTAR E RESPEITAR O SEU PRÓXIMO

O radioamadorismo nescessita de pessoas Amigas.

PY2JV Marco

É hora de se preparar para o ARISSat-1.


Restam poucas semanas antes de continuar a implantação do ARISSat-1 planejada para julho a partir da ISS.

Aqui estão alguns lembretes para ajudá-lo na sua estação para as operações do ARISSat-1.

Frequência de 145.950 MHz FM Downlink:

Nas transmissões em FM terá um ciclo de ID de voz com o prefixo RS01S, seleção de valores de telemetria, haverá 24 mensagens de saudações internacionais em 15 idiomas e imagens em SSTV. Uma das mensagens será uma conversa entre Yuri Gagarin e os controladores em terra. Voce deve acompanhar as noticias para obter as informações das ativações para receber as imagens em SSTV.

435 MHz - 145 MHz Transponder Linear:

O transponder linear irá operar em modo U / V (70 cm para o up e 2m para Down). Em uma banda passante de 16 KHz de largura e a convenção será invertida, LSB para TX em 435 MHz ( uplink ) e USB para RX em 145 MHz ( downlink ) . Este modo é projetado para funcionar com transmissores de baixa potência e uma antena omni.

145.919 MHz CW MHz/145.939 Beacon:

As transmissões de CW será o indicativo de identificação - RS01S, aqui será informado qual telemetria esta disponibilizada, e indicativos das pessoas ativamente envolvidas com o programa ARISS.

145.920 MHz SSB Telemetria BPSK-1000:

As transmissões BPSK contará com um novo protocolo 1kBPSK, desenvolvido por Phil Karn, KA9Q para ser lido em condições de baixo nível de sinal. A telemetria do satélite será trasmintida em dados BPSK.

O modo BPSK-1000 será transmitido em modo SSB em 145.920 MHz ( down ). Quando o beacon em 145.919 MHz CW2 estiver ativo isso indica que o formato BPSK-1000 está sendo transmitido. Se o beacon em 145.939 MHz CW1 estiver ativo isso indica que o backup de BPSK-400 está sendo transmitido.

O beacon será transmitido com potência de 100 mW, ambas as taxas de BPSK incluem Forward Error Correction (FEC) e espera-se que uma modesta antena de um quarto de onda e com baixa perda de cabo coaxial irá fornecer condições suficientes para decodificar e exibir a telemetria pelo software ARISSatTLM.

Será necessário conexões de áudio do SSB para a placa de som do PC. Para fazer uma configuração inical é fácil de fazer, consiste em um cabo de áudio entre o rádio e a placa de som. Ligue o cabo de áudio na saida do alto-falante ou saída de headfones do rádio e o outro cabo na saida de alto-falante na placa de som do PC.

O Modo BPSK-1000 soa como um tom mais alto do que os sons em 400 bps. É difícil de afinar no ouvido. O Beacon CW2 é usado como um sinal de ajuste para BPSK-1000 quando se utilizar o software ARISatTLM.

Baixe o software ARISSatTLM ( livre ) v. Windows para demodular com a placa de som:

http://www.arissattlm.org/download/
ARISSatTLM_050_Setup.exe

Faça o download do software para Mac ARISSatTLM:

http://www.arissattlm.org/download/ARISSATTLM.zip

Guia do usuário doO ARISSatTLM está disponível em:

http://tinyurl.com/42uhtyf (amsat.org)

Obtenha o seu guia de Freqüência ARISSAT-1:
http://tinyurl.com/4t497t2 (amsat.org)

ARISSat-1 os slides de apresentação (~ 1MB):

http://tinyurl.com/4n4pzkm (amsat.org)

Fonte: Coordenadores do ARISSat-1 e AMSAT News Service

Astronautas na ISS participarão do Field Day


Possivelmente os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional participarão do próximo Field Day nos dias 25 e 26 de junho de 2011.

Atualmente estão a bordo da ISS quatro astronautas que são Radioamadores: Ron Garan, KF5GPO (NASA), Mike Fossum, KF5AQG (NASA), Sergei Volkov, RU3DIS (RKA), and Satoshi Furukawa, KE5DAW (JAXA). Os astronautas a bordo -- Andrey Borisenko and Alexander Samokutyaev – não possuem indicativo de chamada.

Os equipamentos de radio a bordo do complexo espacial suporta vários tipos de configuração como:

Packet -- 145.825 FM simplex
Voice VHF -- 144.490 FM up and 145.800 FM down for ITU region 2
Voice UHF -- 437.550 FM simplex
Crossband voice repeater (U/v) -- 437.800 FM up and 145.800 FM down

Estas configurações são escolhidas pelos astronautas e possivelmente eles manterão contato utilizando a freqüência em 145.800 FM.

Lembrando que os astronautas a bordo da ISS estão trabalhando e dedicam seus horários de folga para os contatos e a estação utiliza o horário UTC.

Boa sorte a todos.

MAURICIO BERALDO PY4MAB